Notícias dos Gabinetes
Jamil Calife busca implantação de hidrovias em Goiás
Na tarde dessa última segunda-feira, 13, o compromisso do deputado estadual Jamil Calife (PP) com o progresso de Goiás foi reforçado através de sua iniciativa para o desenvolvimento de rotas hidroviárias em Goiás. Seus assessores participaram de uma importante reunião na Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) em Brasília.
Durante o encontro com a chefe de gabinete do diretor geral da ANTAQ, Karoline Lemos, o coordenador de projetos hidroviários, Rodrigo Português, e o assessor de relações parlamentares e institucionais, Joelson Miranda, foram estabelecidas as bases para uma parceria que visa impulsionar o projeto de hidrovias no Estado de Goiás.
O deputado Calife tem explorado a viabilidade do transporte hidroviário em Goiás, avaliando questões, como o escoamento, as possíveis cidades de atendimento e a possibilidade de construção de portos e barragens.
A implementação de hidrovias para transporte de mercadorias e passageiros proporcionaria maior acessibilidade e redução significativa nos custos de transporte, quando comparada às alternativas terrestres, como rodovias.
O último estudo sobre os rios de Goiás, relacionados ao transporte hidroviário, remonta a quase 20 anos, evidenciando um vasto potencial subutilizado. As bacias hidrográficas do Estado de Goiás e da Região Centro-Oeste totalizam mais de 1.500 quilômetros de extensão potencialmente navegável, com capacidade estimada para transportar até três milhões de toneladas de grãos, a um custo até 75% menor do que os métodos tradicionais.
É importante ressaltar que uma barcaça com capacidade para 3 mil toneladas equivale a 85 caminhões em uma rodovia (cada um com capacidade para 35 toneladas). Assim, o transporte hidroviário não apenas descongestionaria o tráfego nas estradas, reduzindo o número de caminhões de carga, mas também é uma alternativa mais sustentável e menos poluente, contribuindo para a preservação ambiental e para a economia.
Essa iniciativa do deputado Calife visa estimular a inovação e o desenvolvimento em todo o Estado, além de impulsionar a economia, através da criação de empregos e renda, e garantir uma maior acessibilidade para todos os cidadãos de forma sustentável.