Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Projeto de Jamil Calife visa conscientização da elefantíase

16 de Maio de 2024 às 15:36
Projeto de Jamil Calife visa conscientização da elefantíase

Nessa última terça-feira, 14, o deputado estadual Jamil Calife (PP) apresentou um projeto de lei na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), voltado para a conscientização da doença filariose linfática.

Esse projeto visa esclarecer e mobilizar a população sobre essa doença crônica, popularmente conhecida como elefantíase, causada pelo parasita Wuchereria Bancrofti, transmitido através da picada do mosquito Culex. A filariose linfática afeta um número significativo de pessoas, manifestando-se em sintomas como febre, edema nos membros, dores musculares, mal-estar e outros desconfortos. Seu diagnóstico é feito a partir de exames laboratoriais, como exame de sangue ou anticorpos e seu tratamento é realizado através do uso de antiparasitários e, em alguns casos, antibióticos.

A proposta legislativa de Jamil Calife busca, além de promover o tratamento da doença, impulsionar campanhas de informação, produção de materiais educativos, realização de palestras e facilitar o acesso a exames diagnósticos. Além disso, o projeto pretende fortalecer a colaboração entre o Governo, empresas e a sociedade em geral para maior tratamento acerca da doença.

Essa iniciativa reflete o compromisso do deputado Calife com o bem-estar e a saúde dos cidadãos de Goiás, demonstrando uma preocupação em proteger e conscientizar toda a comunidade do Estado sobre os riscos e medidas preventivas contra a filariose linfática.

Gabinete Dep. Jamil Calife Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.