Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Paulo Cezar propõe política de apoio a mães de filhos diagnosticados com doenças raras

20 de Maio de 2024 às 14:30
Paulo Cezar propõe política de apoio a mães de filhos diagnosticados com doenças raras

Começou a tramitar na Comissão de Constituição, Justiça e Redação projeto de autoria do deputado Paulo Cezar Martins (PL), que institui o Programa Estadual de Valorização às Mães com Filhos Raros no Estado de Goiás.

O objetivo é apoiar ações voltadas para as mães que possuem filhos diagnosticados com tais doenças, garantindo seus direitos e o acesso a serviços de saúde, educação e assistência social.

Para efeito da lei, considera-se doença rara aquela que afeta um número limitado de pessoas em comparação com a população geral, conforme critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

O projeto prevê que o Poder Executivo estabelecerá os critérios e procedimentos para a seleção das famílias beneficiadas, bem como a forma de acompanhamento e avaliação do Programa.

Ao explicar a proposta, o deputado atenta para a “profunda importância social e humanitária”, uma vez que as doenças raras, embora caracterizadas pela baixa incidência, afetam significativamente as famílias em Goiás, como de resto em todo o País. “Nosso projeto reconhece o papel fundamental dessas mães, que dedicam suas vidas ao cuidado de seus filhos, enfrentando inúmeras dificuldades”, assinala Paulo Cezar.

Na avaliação do deputado, a construção de uma rede de apoio sólida e eficaz exige a colaboração de diversos setores do governo, sem a necessidade de criar novos órgãos ou entidades. “A cooperação com instituições privadas e organizações não governamentais também será fundamental para a efetividade do Programa”, arremata.

Gabinete Dep. Paulo Cezar Martins Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.