Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Assembleia aprova relatório de Jamil Calife favorável à reestruturação no Tribunal de Justiça

20 de Junho de 2024 às 16:21
Assembleia aprova relatório de Jamil Calife favorável à reestruturação no Tribunal de Justiça

Na tarde dessa última quarta-feira, 19, na Comissão Mista, a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) designou o deputado estadual Jamil Calife (PP) como relator do projeto de lei nº 13136/2024, de autoria do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO), que propõe alterações na estrutura organizacional do Judiciário estadual.

O projeto foi apresentado no Plenário, nesta quinta-feira, 20, e aprovado, em 1ª discussão e votação, após relatório favorável do deputado Calife. Entre as principais mudanças propostas pelo projeto está a criação de novas funções de liderança no TJ-GO: Primeira Vice-Presidência, Segunda Vice-Presidência e Corregedoria do Foro Extrajudicial. Essas medidas visam a distribuir melhor as responsabilidades administrativas e judiciárias dentro do tribunal, além de fortalecer a governança e a transparência.

Anteriormente, a atribuição de nomear responsáveis pelos serviços extrajudiciais estava sob a competência do Corregedor-Geral da Justiça; com a aprovação do projeto, essa responsabilidade passa para a recém-criada Corregedoria do Foro Extrajudicial. Além disso, o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos será vinculado à Primeira Vice-Presidência, reforçando a ênfase do tribunal na promoção de métodos alternativos de resolução de disputas.

Outras alterações incluem o desmembramento da Seção Criminal em duas seções distintas e a criação de reservas de cargos comissionados para servidores efetivos, visando a uma maior estabilidade e valorização interna. Além disso, haverá mudanças na estrutura administrativa da Escola Judicial do TJ-GO, que passará a incluir a formação e capacitação de servidores como parte essencial de suas atribuições.

“Este projeto representa um avanço na modernização e eficiência do Tribunal de Justiça de Goiás”, destacou o deputado Jamil Calife. Ele enfatizou que as mudanças propostas não acarretarão aumento de despesas, conforme garantido pelo autor do projeto.

Com a aprovação em 2ª discussão e votação, o projeto será encaminhado à Casa Civil, onde aguardará a sanção governamental para entrar em vigor, trazendo consigo expectativas de uma Justiça mais eficiente e acessível para todos os cidadãos goianos.

Gabinete Dep. Jamil Calife Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.