Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Issy Quinan realiza sessão solene em homenagem aos 55 Anos da Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás

05 de Novembro de 2024 às 13:43
Issy Quinan realiza sessão solene em homenagem aos 55 Anos da Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás

Em uma homenagem marcada pela valorização da cultura e da representatividade feminina, o deputado Issy Quinan (MDB) liderou uma sessão solene no Plenário Iris Rezende para celebrar os 55 anos da Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás (Aflag). Issy Quinan destacou o impacto da Aflag na promoção das artes e da literatura no Estado e a importância de uma instituição que, há mais de meio século, vem abrindo portas e espaços para a expressão das mulheres na cultura goiana.

O evento reuniu nomes de destaque, como a presidente da Aflag, Elizabeth Abreu Caldeira Brito; e outras importantes figuras do meio cultural, entre elas Nilson Jaime, presidente do Instituto Cultural Bernardo Elis, e Heloísa Bufáiçal Brandão, presidente da Eco Academia de Letras, Ciências e Artes. Também prestigiaram a sessão Ana Ruth Fleury Curado, representando a Associação Goiana de Imprensa, e Ivana Farina Navarrete Pena, procuradora de Justiça e acadêmica da Aflag, além de outros representantes de organizações ligadas às artes e à educação.

Durante seu discurso, Issy Quinan destacou a trajetória da academia como uma força inspiradora para o Estado. Ele pontuou como, desde sua fundação, a Aflag vem cumprindo o papel de “dar voz e visibilidade às mulheres nas artes e nas letras”, reforçando que cada membro da academia é uma peça fundamental na construção de um legado de resistência e criatividade. Lembrando Cora Coralina e Clarice Lispector, o parlamentar trouxe à tona imagens que capturam a essência da Aflag como uma entidade que valoriza o talento feminino e resgata histórias e vozes muitas vezes ignoradas pela sociedade.

Elizabeth Brito, presidente da Aflag, resgatou momentos históricos da instituição, rememorando o exemplo da fundadora Rosarita Fleury, que criou a academia após enfrentar a exclusão feminina nas letras. Elizabeth sublinhou como Rosarita e outras mulheres que se uniram a ela foram desbravadoras, rompendo barreiras para que a cultura goiana pudesse contar com a presença das mulheres como protagonistas e não apenas como coadjuvantes.

A celebração ainda contou com apresentações poéticas e uma performance musical que emocionou os presentes, trazendo o tom de beleza e reflexão característico da Aflag. Poemas foram declamados por acadêmicas, enquanto a cantora Sônia Marise Teixeira Silva de Souza Campos, acompanhada ao piano por Ângela Coelho, trouxe emoção à homenagem, destacando o talento artístico que marca a trajetória da academia.

Encerrando a solenidade, a entrega de certificados a algumas integrantes da Aflag reforçou o reconhecimento da contribuição dessas mulheres para o cenário cultural de Goiás. Issy Quinan reafirmou seu compromisso de apoiar a Aflag e outras iniciativas culturais no Estado, expressando seu desejo de que cada mulher tenha a oportunidade de compartilhar sua arte e deixar sua marca.

Foto: Denise Xavier

Gabinete Dep. Issy Quinan Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.