Notícias dos Gabinetes
Issy Quinan realiza sessão solene em homenagem aos 55 Anos da Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás
Em uma homenagem marcada pela valorização da cultura e da representatividade feminina, o deputado Issy Quinan (MDB) liderou uma sessão solene no Plenário Iris Rezende para celebrar os 55 anos da Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás (Aflag). Issy Quinan destacou o impacto da Aflag na promoção das artes e da literatura no Estado e a importância de uma instituição que, há mais de meio século, vem abrindo portas e espaços para a expressão das mulheres na cultura goiana.
O evento reuniu nomes de destaque, como a presidente da Aflag, Elizabeth Abreu Caldeira Brito; e outras importantes figuras do meio cultural, entre elas Nilson Jaime, presidente do Instituto Cultural Bernardo Elis, e Heloísa Bufáiçal Brandão, presidente da Eco Academia de Letras, Ciências e Artes. Também prestigiaram a sessão Ana Ruth Fleury Curado, representando a Associação Goiana de Imprensa, e Ivana Farina Navarrete Pena, procuradora de Justiça e acadêmica da Aflag, além de outros representantes de organizações ligadas às artes e à educação.
Durante seu discurso, Issy Quinan destacou a trajetória da academia como uma força inspiradora para o Estado. Ele pontuou como, desde sua fundação, a Aflag vem cumprindo o papel de “dar voz e visibilidade às mulheres nas artes e nas letras”, reforçando que cada membro da academia é uma peça fundamental na construção de um legado de resistência e criatividade. Lembrando Cora Coralina e Clarice Lispector, o parlamentar trouxe à tona imagens que capturam a essência da Aflag como uma entidade que valoriza o talento feminino e resgata histórias e vozes muitas vezes ignoradas pela sociedade.
Elizabeth Brito, presidente da Aflag, resgatou momentos históricos da instituição, rememorando o exemplo da fundadora Rosarita Fleury, que criou a academia após enfrentar a exclusão feminina nas letras. Elizabeth sublinhou como Rosarita e outras mulheres que se uniram a ela foram desbravadoras, rompendo barreiras para que a cultura goiana pudesse contar com a presença das mulheres como protagonistas e não apenas como coadjuvantes.
A celebração ainda contou com apresentações poéticas e uma performance musical que emocionou os presentes, trazendo o tom de beleza e reflexão característico da Aflag. Poemas foram declamados por acadêmicas, enquanto a cantora Sônia Marise Teixeira Silva de Souza Campos, acompanhada ao piano por Ângela Coelho, trouxe emoção à homenagem, destacando o talento artístico que marca a trajetória da academia.
Encerrando a solenidade, a entrega de certificados a algumas integrantes da Aflag reforçou o reconhecimento da contribuição dessas mulheres para o cenário cultural de Goiás. Issy Quinan reafirmou seu compromisso de apoiar a Aflag e outras iniciativas culturais no Estado, expressando seu desejo de que cada mulher tenha a oportunidade de compartilhar sua arte e deixar sua marca.
Foto: Denise Xavier