Notícias dos Gabinetes
Rosângela Rezende marca presença no primeiro dia de COP 29
Como parte da delegação brasileira na 29ª Conferências das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, a deputada Rosângela Rezende (AGIR) participou do primeiro dia do evento nesta terça-feira, 12, prestigiando a cerimônia de abertura do Pavilhão Brasil. A parlamentar é uma entre os três deputados da Casa que viajaram até a cidade de Baku, no Azerbaijão, para representar o Estado de Goiás no evento de maior importância na agenda ambiental global.
Por lá, o dia iniciou com uma ação importante no painel “Transformando Potencialidades em Realidade”. A deputada assinou, junto a outros parlamentares e colaboradores, a Declaração Conjunta do Observatório Parlamentar de Mudanças Climáticas e Transição Justa (OPCC), um marco que reforça o compromisso do Brasil com a ação climática na América Latina e no Caribe.
A declaração prevê a defesa de marcos legislativos que impulsionem os investimentos necessários para uma transformação cultural nas economias, incluindo os incentivos para o desenvolvimento produtivo de cadeias de valores verdes e sustentáveis. “Como parte do poder público responsável pela legislação, é essencial que nós, legisladores, tenhamos esse compromisso em mente não só na proposição de projetos, mas, também, no “fazer valer a lei”, defende a presidente da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa.
Indústria e agronegócio na COP
A partir da abertura do Pavilhão Brasil, em que estiveram presentes autoridades como o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e as ministras Marina Silva e Sônia Guajajara, Meio Ambiente e Povos Indígenas, deu-se início à agenda de eventos que estava recheada de painéis dos mais diversos temas.
A deputada Rosângela Rezende (AGIR), que é também representante do Poder Legislativo no Fórum Goiano de Mudanças Climáticas, participou do painel “O Futuro do Agro”, organizado pela Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) e pela Apex Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), foram debatidas estratégias que priorizam a continuidade do desenvolvimento do agronegócio e a preservação do meio ambiente. Falaram aos presentes o presidente da Apex Brasil, Jorge Viana, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, o representante da ABAG, Roberto Azevêdo, e Marcella Molina, membro do Conselho de Administração da Marfrig.
Mais tarde, ela ainda prestigiou o painel “Acelerando a economia circular e a descarbonização da indústria no Brasil”, organizado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Os painelistas, representantes do Executivo, associações e empresas, destacaram iniciativas como a Plataforma Recircula Brasil e a importância de explorar a circularidade industrial para acelerar a transformação e promover a competitividade da indústria brasileira no cenário global.