Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Projeto de Paulo Cezar prevê assento especial no transporte coletivo para pessoas com fibromialgia e acesso a medicamentos

22 de Janeiro de 2025 às 11:30
Projeto de Paulo Cezar prevê assento especial no transporte coletivo para pessoas com fibromialgia e acesso a medicamentos

Começou a tramitar na Assembleia Legislativa projeto que altera a Lei nº 20.873, de 08 de outubro de 2020, que institui a Política de Atenção e Direitos ao Portador de Síndrome da Fibromialgia e doenças reumatológicas. O projeto, apresentado pelo deputado Paulo Cezar Martins (PL), garante assento preferencial, para pessoas diagnosticadas com a doença, nos veículos da rede de transporte público intermunicipal, condicionado à comprovação da doença por meio de laudo médico.

O projeto também estabelece a obrigatoriedade de o Poder Público Estadual ofertar medicamentos para pacientes diagnosticados com fibromialgia para grupos familiares de até 3 (três) salários mínimos, além da garantia de acesso gratuito ao tratamento psicológico e fisioterapêutico especializado para pessoas diagnosticadas com a doença.

Segundo Paulo Cezar, o projeto tem por objetivo dar maior comodidade aos pacientes com fibromialgia, em seus deslocamentos, além de acesso a medicamentos. “Inúmeras famílias não possuem condições financeiras para arcar com os custos dos medicamentos prescritos pelo médico”, ressalta o decano, lembrando que a gratuidade no transporte público intermunicipal é um direito já conquistado pelas pessoas com a doença em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraíba, Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Rio Grande do Norte, Rondônia, Distrito Federal e Sergipe.

Gabinete Dep. Paulo Cezar Martins Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.