Notícias dos Gabinetes
Projeto de Antônio Gomide propõe proibição do desmatamento por correntão em Goiás

Com forte atuação na defesa do meio ambiente, o deputado estadual Antônio Gomide (PT) apresentou, nesta terça-feira, 29, na Assembleia Legislativa de Goiás, um projeto de lei para proibir o uso da técnica de desmatamento conhecida como “correntão” em todo o território estadual. A prática consiste no arraste de correntes pesadas por tratores ou máquinas similares para remover vegetação, sendo considerada altamente destrutiva tanto para áreas de vegetação nativa quanto para áreas de vegetação não nativa.
Antônio Gomide aponta que a proibição tem como objetivo preservar o meio ambiente, proteger a biodiversidade, conservar os recursos hídricos e evitar impactos como erosão, compactação do solo, emissão de gases de efeito estufa, fragmentação de ecossistemas e assoreamento de rios. A técnica do “correntão” é causadora de diversos danos ambientais, incluindo a destruição de espécies ameaçadas e a alteração do ciclo hidrológico.
O projeto prevê que o descumprimento da lei resultará em sanções como multas, embargo da área afetada, obrigação de recuperação ambiental e responsabilização civil, administrativa e criminal. Os valores arrecadados com as multas serão destinados ao Fundo Estadual de Meio Ambiente, com foco em ações de recuperação de áreas degradadas, conservação de ecossistemas e educação ambiental em Goiás.
“Os impactos do correntão incluem a destruição de habitats naturais, a perda de espécies endêmicas e ameaçadas, a erosão e compactação do solo, a alteração do ciclo hidrológico, o assoreamento de rios e nascentes, a fragmentação de ecossistemas e a emissão de gases de efeito estufa, que contribuem para o aquecimento global”, diz Antônio Gomide.