Notícias dos Gabinetes
Paulo Cezar propõe política de atendimento à pessoa com deficiência em tratamento oncológico

De autoria do deputado Paulo Cezar Martins (PL), tramita na Assembleia Legislativa projeto que institui a Política Estadual de Humanização do Atendimento à Pessoa com Deficiência em Tratamento Oncológico.
A ideia, segundo o decano, é garantir um atendimento digno, acessível, inclusivo e integral aos pacientes oncológicos com deficiência nos serviços de saúde públicos e conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS). “É muito importante garantir a dignidade do paciente, no momento que ele mais precisa”, enfatiza.
Na avaliação de Paulo Cezar, a humanização do atendimento é muito importante para que o paciente enfrente a doença com altivez, superando as dificuldades de um diagnóstico desafiador.
O projeto prevê a capacitação de profissionais de saúde para o acolhimento adequado a essa população. Para tanto, assegura a oferta de recursos de acessibilidade, como intérprete de Libras, materiais em braille ou em formato acessível, cadeiras adaptadas e transporte adequado. “Precisamos garantir fluxos de atendimento prioritário e desburocratizado para pessoas com deficiência”, sublinha Paulo Cezar.
Estudos mostram que as pessoas com deficiência, quando acometidas por doenças graves, como o câncer, enfrentam uma dupla vulnerabilidade: os desafios impostos pela própria deficiência e as limitações decorrentes do tratamento oncológico. “Muitas vezes, esses pacientes encontram barreiras físicas e institucionais nos serviços de saúde, o que dificulta o acesso ao diagnóstico precoce, à continuidade do tratamento e à reabilitação adequada”, arremata.