Notícias dos Gabinetes
Projeto de Antônio Gomide visa a reforçar combate a queimadas no Cerrado

O deputado estadual Antônio Gomide (PT) apresentou, nesta quinta-feira, 9, na Assembleia Legislativa de Goiás, um projeto de lei que inclui, no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado, o Dia da Prevenção de Incêndios no Cerrado, a ser comemorado anualmente em 22 de maio.
A proposta tem como objetivo promover a cultura de prevenção aos incêndios florestais, por meio de ações educativas, cursos de capacitação e outras iniciativas voltadas à proteção das áreas de floresta do Estado.
Antônio Gomide destacou que o bioma Cerrado, predominante em Goiás e reconhecido como a segunda maior formação vegetal do Brasil, é um hotspot de biodiversidade global, abrigando mais de 11 mil espécies de plantas nativas, além de fauna diversificada e recursos hídricos essenciais para rios e aquíferos que abastecem milhões de pessoas.
No entanto, o parlamentar alertou que esse ecossistema enfrenta ameaças crescentes, especialmente os incêndios florestais provocados pela ação humana, que causam devastação ambiental, perda de biodiversidade e impactos econômicos significativos. Em 2024, por exemplo, o Cerrado foi o segundo bioma mais afetado por queimadas no Brasil, com a perda de cerca de 9,7 milhões de hectares, sendo 85% em áreas não autorizadas.
“Especificamente em Goiás, os focos de queimadas cresceram mais de 130% em 2024 em comparação com 2023, resultando em prejuízos estimados em até R$ 1,5 bilhão e ameaçando a sustentabilidade ecológica do estado. Assim, é fundamental institucionalizar esforços preventivos para reverter essa tendência e mitigar riscos futuros, especialmente em períodos de seca prolongada”, justificou o deputado.