Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Mauro Rubem destaca papel da Comissão de Cultura na valorização da culinária e patrimônio cultural de Goiás

23 de Outubro de 2025 às 10:06
Mauro Rubem destaca papel da Comissão de Cultura na valorização da culinária e patrimônio cultural de Goiás

Sob a presidência do deputado Mauro Rubem (PT), a Comissão de Cultura, Esporte e Lazer da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) se reuniu, na tarde da última quarta-feira,22, na Sala das Comissões Júlio da Retífica, para deliberar sobre uma série de propostas voltadas à valorização da cultura e das tradições goianas. Ao todo, 15 processos de autoria parlamentar foram aprovados por unanimidade, em uma pauta marcada pelo reconhecimento da riqueza gastronômica e cultural do estado.

Durante a reunião, Mauro Rubem destacou a importância de fortalecer políticas públicas voltadas à cultura e de reconhecer expressões que representam a identidade do povo goiano.

“A cultura é a alma de um povo. Valorizar nossa culinária, nossas festas e manifestações tradicionais é fortalecer a memória, a economia e o sentimento de pertencimento do nosso estado”, afirmou o deputado.

Culinária goiana em destaque

Entre os projetos aprovados, ganhou destaque a proposta do deputado Dr. George Morais (PDT), que confere ao município de Aurilândia o título de Capital da Guariroba do Estado de Goiás (processo nº 12996/25). A iniciativa reconhece a relevância cultural, histórica e econômica do município, cuja tradição agroextrativista está fortemente ligada ao cultivo e aproveitamento sustentável da guariroba — ingrediente essencial da culinária goiana, presente em pratos típicos como o arroz com pequi.

Segundo o autor da proposta, o objetivo é valorizar e incentivar a produção da guariroba, promovendo o desenvolvimento local. “Aurilândia é um símbolo da preservação do Cerrado e da culinária goiana. É justo reconhecer e fortalecer essa tradição”, declarou Dr. George Morais. O texto foi relatado pelo deputado Ricardo Quirino (Republicanos) e aprovado sem votos contrários.

Festa do Pequi é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial

Também recebeu parecer favorável o projeto de lei nº 13238/25, de autoria do deputado Jamil Calife (PP), que propõe reconhecer a Festa do Pequi, realizada anualmente em Novo Planalto, como Patrimônio Cultural Imaterial de Goiás. A proposta prevê, ainda, a inclusão oficial do evento no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado.

A festividade, que celebra o fruto símbolo do Cerrado, é marcada por feiras gastronômicas, apresentações culturais, danças folclóricas, shows e exposições de produtos locais. Segundo Calife, o evento vai além do entretenimento, sendo também uma ação de educação ambiental e valorização da economia regional.

“A Festa do Pequi é uma expressão viva da identidade cultural do povo de Novo Planalto e de todo o Norte goiano. Torná-la Patrimônio Cultural Imaterial é garantir que essa tradição seja preservada pelas futuras gerações”, afirmou o parlamentar.

Outras matérias aprovadas

Além das propostas ligadas à gastronomia goiana, o colegiado aprovou outras iniciativas de relevância cultural e esportiva. Entre elas, o processo nº 7613/25, de autoria do deputado Amauri Ribeiro (UB), que reconhece a Catira – ou Cateretê – como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado de Goiás. O texto foi relatado pelo deputado Veter Martins (UB).

Também foi aprovado o processo nº 26057/24, de autoria do deputado Lineu Olimpio (MDB), que cria a Semana Estadual de Valorização do Jiu-Jitsu, proposta relatada pelo deputado Coronel Adailton (Solidariedade).

Outras proposições analisadas e aprovadas incluem os processos nº 22700/24, nº 26061/24, nº 25382/24, nº 8132/24, nº 3412/24, nº 20150/25, nº 19525/25, nº 8372/25, nº 19013/25, nº 20262/25 e nº 13000/25.

Sob a condução de Mauro Rubem, a  cmissão reforçou seu compromisso com a valorização das manifestações culturais e esportivas de Goiás, evidenciando o papel da Alego na promoção das tradições que fortalecem a identidade goiana.

Fonte: Agência Alego

Gabinete Dep. Mauro Rubem Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.