Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Álvaro homenageia mulheres na Assembléia Legislativa

17 de Março de 2011 às 17:44
Comenda Berenice Teixeira Artiaga foi entregue por ocasião do Dia Internacional da Mulher.

Mesmo com a redução na bancada feminina, a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás realizou, na última segunda-feira, 14, Sessão Especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A iniciativa partiu da deputada veterana Isaura Lemos (PDT), que contou com o apoio da colega Sônia Chaves (PSDB). À oportunidade, 52 mulheres foram condecoradas com a Comenda Berenice Teixeira Artiaga, pelos relevantes serviços prestados à sociedade goiana.

 

Por indicação do 2º Secretário do Parlamento Goiano, Deputado Álvaro Guimarães (PR), foram agraciadas a agropecuarista Nelcy Palhares Ribeiro, a professora Julice Ferreira dos Santos e a Dra. Maristela Lima Gouveia da Silva. “Mais uma vez, lamentamos por não podermos homenagear mais mulheres. No entanto, me sinto seguro em dizer que foram indicações acertadas. Por meio destas três mulheres, Dra. Maristela, Nelcy Palhares e professora Julice, estendo esta homenagem a todas as goianas”, declara o parlamentar itumbiarense.

 

Durante a solenidade, Isaura Lemos discursou destacando a incansável luta das mulheres pela igualdade de direitos entre os sexos, as conquistas que já foram alcançadas e o longo caminho que ainda se tem. Em nome das homenageadas, a advogada goiana Delaíde Alves Miranda Arantes fez uso da tribuna. No próximo dia 24, ela assume como Ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Esta será a sexta vez na história do País que uma mulher passa a integrar o TST.

 A Sessão Especial também contou com a apresentação da cantora Maíra, filha de Isaura Lemos. Ela interagiu com as homenageadas e todos os presentes no Plenário ao interpretar as canções “É”, de Gonzaguinha, e “Maria, Maria”, de Milton Nascimento. Várias autoridades estiveram presentes, dentre elas, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, Desembargador Vítor Lenza, o novo Procurador-Geral de Justiça, Benedito Torres, e as deputadas federais Flávia Morais (PDT) e Marina Sant´Anna (PT). As homenageadas  

Nelcy Palhares Ribeiro é natural de Morro Agudo, interior de São Paulo, mas foi em Goiás e Minas Gerais que construiu sua trajetória de sucesso como agropecuarista. Uma mulher empreendedora, com 29 anos de experiência e destacada atuação na criação e seleção de gado nelore PO, além de produzir grãos e cana de açúcar. Diretora presidente da Agropecuária Jequitibá, empresa que toca os negócios da família, Nelcy Palhares é conselheira fiscal da Associação Goiana do Nelore – AGN; 2ª Tesoureira da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás – FAEG; vice-presidente da Comissão de Pecuária de Corte da FAEG e presidente da Comissão das Produtoras Rurais da Federação.

 

Maristela Lima Gouveia da Silva formou-se em Direito pela Faculdade de Ribeirão Preto – UNAERP, em 1983. Em março do ano seguinte, começou a exercer a profissão na Comarca de Itumbiara. Em junho de 1991, participou da instalação do 1º Juizado Cível de Itumbiara, onde atuou como conciliadora até julho de 2004. Depois disso, trabalhou como Defensora Pública na Procuradoria do Município. Desde fevereiro de 2005, Dra. Maristela tem atuado com destaque junto à administração do prefeito José Gomes da Rocha (PP). Enquanto exerceu o cargo de Diretora Geral de Turismo, desenvolveu o projeto do 1º Arraiá de Itumbiara, evento que hoje já é tradição e inclusive faz parte do Calendário Oficial de Goiás.

 

Atualmente, Maristela Gouveia ocupa a presidência da Fundação de Solidariedade e Assistência Social de Itumbiara – Funsol, onde promove medidas de atenção assistencial às crianças, adolescentes, mulheres, deficientes e idosos que se encontrem em situação de alta vulnerabilidade pessoal e social. Dra. Maristela é, também, mãe do vereador José Antônio da Silva Netto (PMDB), o mais jovem de Goiás, que a prestigiou na solenidade em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

 Natural de Itumbiara, Julice Ferreira dos Santos possui duas graduações: Licenciatura Plena em Pedagogia, com especialização em administração escolar e matérias pedagógicas do magistério; e Licenciatura Plena em Letras, habilitação Português/Inglês. Professora concursada da rede estadual de Educação desde 1994, atua nas áreas de Português, Inglês, Empreendedorismo e Literaturas Brasileira e Goiana. Especializada em Gestão e Organização da Escola, professora Julice foi diretora do Colégio Estadual Polivalente “Dr. Menezes Jr.” por duas gestões, de 2003 a 2007.  História da medalha 

A Comenda Berenice Teixeira Artiaga é concedida a mulheres que se destacam na sociedade goiana, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados. A homenagem leva o nome da primeira mulher eleita deputada estadual no Brasil, em 1950. Berenice Teixeira Artiaga assumiu uma cadeira na Assembléia Legislativa do Estado de Goiás depois que o PSD lançou sua candidatura no lugar do marido, Getulino Artiaga, assassinado durante um comício 20 dias antes das eleições.

 Na época, a política em Goiás dividia-se entre PSD e UDN, tendo, de um lado, os Ludovicos; e, de outro, os Caiados. O militar e político Getulino Artiaga, ligado a Pedro Ludovico, disputava a reeleição como deputado estadual pelo PSD, quando foi morto. Eleita em seu lugar, Berenice Artiaga reelegeu-se deputada em 1954, fez parte da Mesa Diretora, como Primeira Secretária, entre abril de 1956 e abril de 1957, permanecendo na Assembléia Legislativa até 1958.
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.