Notícias dos Gabinetes
Antônio Gomide defende equilíbrio entre desenvolvimento econômico e preservação ambiental
O deputado estadual Antônio Gomide (PT) reafirmou, nesta sexta-feira, 7, durante entrevista ao programa Rádio Debate, da Nova FM, seu compromisso com a defesa do meio ambiente e a busca por um modelo de desenvolvimento sustentável em Goiás. O parlamentar ressaltou que é possível conciliar crescimento econômico com preservação ambiental, desde que o Estado adote políticas mais rigorosas e conscientes de proteção ao Cerrado.
Presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, Antônio Gomide alertou para o alto índice de desmatamento permitido pela atual legislação estadual. “Hoje, a lei autoriza o desmatamento de até 80% das áreas, o que é muito elevado. Precisamos discutir alternativas, como o aproveitamento de áreas já degradadas para agricultura e pecuária, e evitar novos desmatamentos”, defendeu.
O parlamentar lembrou ainda que Goiás possui 13 parques estaduais e dois parques nacionais — o Parque Nacional das Emas, em Mineiros, e o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso — e que é preciso fortalecer a gestão dessas unidades de conservação.
“Precisamos ter um olhar crítico para reduzir o desmatamento e combater as queimadas, que destroem grande parte dessas áreas. Esse é um trabalho de educação ambiental contínuo, e nós estamos contribuindo com esse debate dentro da Assembleia”, concluiu.