Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Agora é Lei: Cultura de Boteco é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial de Goiás

10 de Novembro de 2025 às 17:45
Agora é Lei: Cultura de Boteco é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial de Goiás

Foi sancionada a lei de autoria do deputado Mauro Rubem (PT) que declara a Cultura de Boteco como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Goiás. A nova legislação dispõe sobre o reconhecimento desse importante bem cultural voltada à sua valorização e preservação.

A proposta, aprovada pela Assembleia Legislativa e agora transformada em lei, reconhece os botecos, também conhecidos como bares, como espaços de convivência social, trocas culturais e fortalecimento de laços comunitários. Para Mauro Rubem, o reconhecimento é uma forma de preservar uma das expressões mais autênticas da identidade goiana.

“A Cultura de Boteco é parte da nossa história e da vida cotidiana do povo goiano. É onde as pessoas se encontram, compartilham histórias, músicas, sabores e amizades. Valorizar essa cultura é reconhecer o papel social, cultural e econômico que esses espaços têm para o nosso Estado”, afirmou o deputado Mauro Rubem.

A lei destaca que a Cultura de Boteco em Goiás se caracteriza pela diversidade e autenticidade, refletindo a história, a gastronomia, a música e as tradições locais. Nos botecos, são servidos pratos típicos que representam a culinária regional, como a tradicional “jantinha”, símbolo da comida de rua goiana.

Além da gastronomia, esses espaços são palcos para a música ao vivo e manifestações artísticas, que vão do sertanejo e da música raiz ao forró e ao rock alternativo. São também ambientes onde florescem expressões populares como a poesia, a contação de histórias e os encontros literários, contribuindo para a difusão e a manutenção das tradições culturais.

Para o deputado Mauro Rubem, o reconhecimento legal também traz impactos positivos para a economia e o turismo. “Ao transformar a Cultura de Boteco em Patrimônio Cultural Imaterial, estamos incentivando o turismo gastronômico e cultural, fortalecendo os pequenos empreendedores e valorizando quem faz da mesa do bar um espaço de celebração da vida”, ressaltou o parlamentar.

O texto da lei ainda reforça que os botecos são espaços democráticos, onde pessoas,  de diferentes classes sociais, idades e origens se encontram e convivem de forma igualitária, um aspecto que reforça seu valor como símbolo de inclusão e coesão social.

Com a sanção da lei, Goiás se torna um dos primeiros estados do país a reconhecer oficialmente a importância da Cultura de Boteco como patrimônio vivo, resultado da criatividade, da hospitalidade e da alegria de seu povo. “Preservar essa cultura é preservar a alma de Goiás”, concluiu Mauro Rubem.

Gabinete Dep. Mauro Rubem Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.