Notícias dos Gabinetes
Bia de Lima consegue derrubada do veto do Governo que barrava ampliação do Fórum Estadual de Educação
Deputada da educação de Goiás, Bia de Lima (PT) deu mais um passo em prol da pauta no Estado. Por meio da articulação da deputada, o plenário da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) derrubou, por 24 votos contrários, o veto do Governo ao projeto de autoria da parlamentar, sobre a ampliação do colegiado do Fórum Estadual de Educação de Goiás (FEE/GO).
De acordo com Bia de Lima, a posição do Governo de vetar a proposta de forma integral é inexplicável. A deputada, que também preside a Comissão de Educação da Casa de Leis e ainda o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), aponta que a atitute do gGverno é incompreensível.
“Sou membro do Fórum há muitos anos e sou conhecedora da realidade da educação em Goiás. Conheço como ninguém a importância de acolher e ampliar a representação das entidades nesse debate. Essa medida do veto, com certeza, foi uma orientação da Secretaria de Educação e do governador, Ronaldo Caiado, mas é incompreensível”, afirma Bia de Lima.
Segundo ela, a matéria foi proposta logo no início do mandato como deputada, no entanto, foi vetada pela Governadoria e engavetada. Após uma articulação com o líder do Governo, deputado Talles Barreto, e com o presidente da Alego, Bruno Peixoto, o projeto foi colocado em votação e o veto foi derrubado.
“Finalmente, conseguimos a derrubada do veto para a entrada das entidades no Fórum. Agora, o próximo passo, é o próprio Fórum requerer das entidades as indicações para a nova composição e o encaminhamento ao Governo para a emissão do decreto de participação efetiva”, completa a deputada.
Ainda segundo Bia de Lima,a ampliação dos membros do FEE/GO permitirá a melhoria no debate e, consequentemente, nas propostas e soluções plurais para o desenvolvimento do sistema educativo estadual. Além disso, proporcionará o pluralismo de ideias e concepções pedagógicas, permitindo a coexistência das instituições de ensino com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho e para a vida em sociedade.
As entidades que passam a fazer parte do Fórum são:
- União Estadual de Estudantes (UEE)
- União Goiana de Estudantes Secundaristas (UGES)
- Universidade Estadual de Goiás (UEG)
- Universidade Federal de Goiás (UFG)
- Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
- Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) – Regional de Goiás
- Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia
- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)
- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)
- Associação Nacional de Formação de Professora (Anfope)
- Fórum Goiano de Educação de Jovens e Adultos
- Fórum Goiano de Educação Infantil
- Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae)
- Sindicatos dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg)
- Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar do Estado de Goiás
- Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de Goiás (Sinepe)
- Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino de Goiás (Sepe)
- Universidade Federal de Jataí (UFJ)
- Universidade Federal de Catalão (UFCat)
- Comando de Ensino de Polícia Militar