Notícias dos Gabinetes
Paulo Cezar Martins prestigia lançamento do livro O Menino Sem Nome
Em evento no salão nobre da Assembleia Legislativa, na manhã desta terça-feira, 9, o deputado Paulo Cezar Martins (PL) prestigiou o lançamento do livro O Menino Sem Nome, do psicanalista Marcelo Lopes.
Segundo o autor, o livro nasceu do impacto de caminhar pelo Hospital Colônia de Barbacena (MG), “um lugar onde o silêncio grita até hoje”. Marcelo Lopes percebeu que algumas histórias não são escolhidas. Elas nos escolhem. “O Menino Sem Nome nasce desse encontro com a dor, com a memória e com a urgência de dar voz ao que o Brasil tentou esquecer”, afirma Marcelo.
Paulo Cezar, que é presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, destacou a importância literária da obra, que, mesmo sendo uma ficção, chama a atenção do leitor para os dramas psicológicos enfrentados pela sociedade atual. “É uma obra atual e necessária”, disse Paulo Cezar, ao destacar a iniciativa da Assembleia Legislativa de Goiás de prestigiar a cultura.
Marcelo Lopes revela que o livro não é ficção. “Ele representa aqueles que tiveram a identidade arrancada, a infância interrompida e a humanidade sequestrada”.
Lopes relata que a origem do livro é profundamente pessoal e aborda doenças psiquiátricas, onde o autor compartilha sua jornada e perspectiva sobre sofrimento mental, convidando os leitores a se identificarem com a narrativa do “O Menino Sem Nome”.