Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Proposta de Paulo Cezar, atenção integral à saúde da mulher no climatério e menopausa agora é lei

18 de Dezembro de 2025 às 13:41
Proposta de Paulo Cezar, atenção integral à saúde da mulher no climatério e menopausa agora é lei

O Diário Oficial do Estado, edição de ontem, 17 de dezembro, trouxe a publicação da Lei Nº 23.953, que institui a Política Estadual de Conscientização e Atenção Integral à Saúde da Mulher no Climatério e na Menopausa. O projeto é de autoria do deputado Paulo Cezar Martins (PL).

A nova lei incentiva a formação, capacitação e sensibilização de profissionais especializados para atender, de forma multidisciplinar e livre de preconceitos, às particularidades inerentes à mulher no climatério e menopausa. “Esse é um período de grandes transformações físicas e hormonais das mulheres. Por isso, é fundamental termos uma lei que cuida da saúde delas, com uma visão multidisciplinar”, afirma Paulo Cezar.

A lei também estimula a realização de pesquisas científicas sobre os benefícios da terapia de reposição hormonal, bem como de outras formas de tratamento, a serem utilizadas sempre que houver indicação, levando-se em consideração a diversidade das experiências das mulheres.

De acordo com a nova lei publicada, o poder público deve estimular a adoção de ações específicas voltadas para mulheres em situações de vulnerabilidade social, a exemplo daquelas em situação de rua, mulheres negras, indígenas e LGBTQIA+, de forma a ampliar o acesso às políticas públicas de proteção integral à saúde.

Igualmente, fica garantida da realização de exames complementares que auxiliem no diagnóstico e o tratamento do climatério e a disponibilização de medicamentos hormonais e não hormonais e tratamentos alternativos que combatam os desequilíbrios do climatério e pós-climatério, bem como os efeitos colaterais. Será criada uma caderneta da mulher no climatério e na menopausa, que conterá informações sobre consultas, exames e orientações realizadas.

A lei, sancionada pelo governador Ronaldo Caiado, entrou em vigor ontem, 17 de dezembro, data de sua publicação.

 

Gabinete Dep. Paulo Cezar Martins Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.