Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Sancionada lei que institui política estadual de atenção integral à saúde da mulher na menopausa

20 de Janeiro de 2026 às 07:10
Sancionada lei que institui política estadual de atenção integral à saúde da mulher na menopausa

Proposta pela deputada Bia de Lima (PT), foi sancionada a lei que institui a Política Estadual de Conscientização e Atenção Integral à Saúde da Mulher no Climatério e na Menopausa, em Goiás. A iniciativa visa a incentivar a adoção de ações específicas e particulares voltadas para o público feminino.

“A inclusão de ações específicas voltadas para mulheres em situações de vulnerabilidade social é fundamental para garantir uma abordagem mais inclusiva e equitativa, considerando as diversas realidades e necessidades das mulheres. Além disso, a integração da política com outras iniciativas de saúde visa a promover uma ampliação do cuidado da saúde feminina, garantindo uma atuação mais eficaz e coordenada dos serviços”, afirma a deputada.

Segundo o Ministério da Saúde, a menopausa corresponde ao último ciclo menstrual da mulher, ou seja, a última menstruação. Ocorre, em geral, entre os 45 e 55 anos. Já o climatério, que pode durar anos, é o período de transição entre antes e depois desse evento. Durante essa fase, os níveis hormonais começam a mudar, o que causa alterações físicas. 

Conforme a proposta de Bia de Lima, a política, instituída pela Lei n° 22.230, de 24 de agosto de 2023, incluirá ações específicas voltadas para mulheres em situações de vulnerabilidade social, tais como aquelas em situação de rua, mulheres negras, indígenas e LGBTQIA+; além de assegurar que esteja alinhada e integrada com outras políticas de saúde da mulher, como a prevenção do câncer de mama e de colo do útero, e o planejamento familiar.

A propositura aponta, ainda, que todos os serviços de saúde voltados para o climatério e a menopausa deverão garantir o acesso equitativo às mulheres, independentemente de sua localização geográfica, renda ou condição social; devem ser incentivadas pesquisas científicas não apenas sobre a terapia de reposição hormonal, mas também sobre outras formas de tratamento e manejo dos sintomas do climatério e da menopausa, levando em consideração a diversidade das experiências das mulheres.

Gabinete Dep. Bia de Lima Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.