Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Deputado Mauro Rubem participa de ato internacionalista em solidariedade ao povo venezuelano

23 de Janeiro de 2026 às 11:45
Deputado Mauro Rubem participa de ato internacionalista em solidariedade ao povo venezuelano

O deputado Mauro Rubem (PT-GO) participou, na tarde desta quinta-feira (22), em Salvador (BA), do Ato Político em Solidariedade ao Povo Venezuelano, realizado no Centro Histórico da capital baiana, durante a programação do 14º Encontro Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). A mobilização reuniu cerca de três  mil pessoas no Pelourinho, em uma grande marcha internacionalista em defesa da soberania, da autodeterminação dos povos e contra as sanções impostas à Venezuela.

A concentração teve início na Praça Castro Alves e seguiu até o Terreiro de Jesus, ocupando as ruas do Pelourinho com bandeiras, palavras de ordem e manifestações culturais. Militantes populares selaram um compromisso político com a libertação do presidente Nicolás Maduro e da deputada Cilia Flores, reafirmando a resistência frente ao bloqueio econômico, às sanções internacionais e à ofensiva imperialista dos Estados Unidos.

Para Mauro Rubem, o ato expressa a força da solidariedade internacional entre os povos latino-americanos. “A luta do povo venezuelano é a luta de todos os povos que defendem sua soberania, sua democracia e seu direito de decidir os próprios rumos. Estar aqui, ao lado do MST e de tantas organizações populares, é reafirmar que não aceitaremos nenhuma forma de intervenção imperialista na América Latina”, destacou o parlamentar.

O deputado também ressaltou o simbolismo do Pelourinho como território de resistência. “Marchar neste espaço histórico, marcado pela luta do povo negro e indígena, dá ainda mais sentido político ao nosso ato. A defesa da soberania da Venezuela se conecta diretamente com a luta por justiça social, democracia e direitos no Brasil”, completou.

Durante o ato, uma mística conduzida pela juventude sem terra colocou no centro do debate a denúncia ao imperialismo norte-americano, por meio de músicas, poesias e encenações que retrataram a trajetória de resistência do povo venezuelano. As intervenções reforçaram o papel do povo como sujeito histórico do processo revolucionário, sustentado pela unidade, confiança e mobilização permanente.

Além dos trabalhadores e trabalhadoras sem terra, estiveram presentes delegações internacionais e representantes de centrais sindicais, partidos políticos, movimentos negro e sem-teto, além de representantes de países como Cuba, Haiti, Burkina Faso e Palestina. O ato político também contou com a participação do dirigente nacional do MST, João Pedro Stédile, que reforçou a importância da solidariedade entre os povos frente às ofensivas do capital internacional.

O encerramento da mobilização foi marcado pela canção “El Derecho de Vivir en Paz”, do cantor e compositor chileno Victor Jara, reafirmando, em tom poético, o direito dos povos à paz, à liberdade e à autodeterminação.

Gabinete Dep. Mauro Rubem Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.