Governador recebe Álvaro e família Maeda

23 de Junho de 2009 às 18:36
Audiência oficializou sanção da Lei, de autoria do parlamentar, que dá nome a trecho rodoviário em homenagem a Takayuki Maeda.

Atendendo a um convite do Governador Alcides Rodrigues Filho (PP), o Deputado Estadual Álvaro Guimarães (PR) acompanhou representantes do Grupo Maeda em audiência que oficializou a sanção do Projeto de Lei nº 483, de 9 de dezembro de 2008. De autoria do parlamentar itumbiarense, a matéria dá nova denominação à rodovia GO-410, entre os municípios de Porteirão e Edéia. O referido trecho rodoviário agora passa a se chamar Takayuki Maeda.

O encontro aconteceu na tarde desta terça-feira, 23, no Gabinete Civil do Palácio Pedro Ludovico Teixeira. Além do deputado, estiveram presentes a senhora Tomie Minekawa Maeda, viúva do homenageado; o membro do Conselho de Administração da empresa, Jorge Seide Yegami; sua esposa, Célia Tamika Maeda Yegami, filha de Takayuki; e Juliano Carlos Alves Ficher, gerente administrativo e comercial da Tropical BioEnergia SA – uma das empresas do Grupo Maeda.

Durante a audiência, o cerimonial fez a leitura da Lei e o Governador assinou a sanção, tendo os convidados como testemunhas. Alcides Rodrigues teceu elogios à família e ao Grupo Maeda e recordou que, por diversas vezes, teve a oportunidade de se encontrar pessoalmente com o homenageado. “A família Maeda tem uma história admirável de muito trabalho e o Sr. Takayuki foi um grande exemplo disso. O Deputado Álvaro Guimarães foi feliz em propor esta homenagem, que considero mais que justa”, declarou.

“Esta foi a maneira que encontramos de fazer uma homenagem merecida a um dos maiores empreendedores agrícolas da história brasileira”, ressaltou Álvaro Guimarães. Emocionada, Tomie Maeda – viúva de Takayuki – acompanhou a cerimônia sentada entre o Governador e o parlamentar, posou para fotos e não poupou agradecimentos.

Jorge Yegami, que estava representando o Conselho de Administração do qual Takayuki Maeda era presidente, também agradeceu Álvaro Guimarães pela iniciativa e ao Governador pela aprovação da Lei. Em nome da família, ele entregou a Alcides Rodrigues exemplar de um livro que fala sobre o centenário da imigração japonesa no Brasil. A publicação conta com um capítulo à parte, destacando a trajetória dos Maeda.

Empreendedorismo

Esta sempre foi uma marca do Grupo Maeda, que começou sua história no Brasil pelo interior do Estado de São Paulo. A primeira fazenda em Goiás foi adquirida em 1973. Dois anos depois, a segunda unidade de beneficiamento da empresa foi instalada na cidade de Itumbiara. Em 1987, outra unidade foi inaugurada na região, no município de Porteirão. No mesmo ano, foi implantada a indústria de extração de óleo de caroço de algodão em Itumbiara, com capacidade para 160 mil toneladas/ano, posicionando-se como a maior esmagadora de caroço de algodão do País.

A partir de 1991, o grupo verticalizou ainda mais sua atuação, com fiação de algodão, indústria de gordura vegetal, negócios imobiliários no setor rural, etano e açúcar. As atividades foram expandidas para Mato Grosso e Bahia. Takayuki Maeda seguiu a filosofia do pai e afirmava freqüentemente: “Foi a agricultura que nos trouxe até aqui. Ela é que nos mantém. Nunca vamos tirar o pé da terra”.