Presídio de Itumbiara deve ser inaugurado em junho

06 de Maio de 2009 às 19:32
Data foi pré-agendada pelo Deputado Álvaro Guimarães em audiência com o Secretário de Segurança Pública, Ernesto Roller.

27 de junho. Esta é a data prevista para a inauguração do Presídio Regional de Itumbiara. A definição foi feita em audiência na Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás. Atendendo solicitação do Deputado Estadual Álvaro Guimarães (PR), o secretário Ernesto Roller (PP) recebeu autoridades itumbiarenses em seu gabinete, nesta quarta-feira (06/05), para tratar do assunto.

Além do parlamentar, participaram do encontro Oswaldo Eustáquio Silva, presidente do Conselho de Execução Penal; José Carlos Miranda Nery, Coordenador do Centro de Apoio Criminal do Ministério Público; o juiz José Paganucci Júnior; o Cel. João Ribeiro da Silva, diretor de Fiscalização, Obras e Posturas da Prefeitura de Itumbiara e representante do Rotary; e Adriano Alves de Oliveira, membro do Conselho de Execução Penal.

Conforme visita realizada às instalações do presídio, na manhã da última segunda-feira, foi feito um levantamento do que falta para viabilizar o funcionamento da unidade. O prédio se encontra em fase de acabamento e o mobiliário ainda precisa ser adquirido. “Também se faz necessária a troca do transformador de 45kw para um de 150kw, para suportar a capacidade do Presídio. Já solicitamos esta substituição à Celg e temos certeza de que não será empecilho para a inauguração”, declara Álvaro Guimarães.

Segundo o Secretário, os últimos acertos serão feitos de forma que a unidade prisional possa ser inaugurada o mais brevemente possível. “Sabemos da necessidade e vamos nos empenhar para que o Presídio de Itumbiara entre em funcionamento. Não vejo nenhum obstáculo que possa impedir a inauguração, prevista para o dia 27 de junho”, assegura Ernesto Roller.

Localizado no povoado de Sarandi, o Presídio Regional de Itumbiara começou a ser construído em 2002. Com capacidade para 252 presos, a expectativa é de que o funcionamento amenize o problema da superlotação carcerária na região Sul de Goiás. Quando as obras de construção tiveram início, há 7 anos, a cadeia de Itumbiara abrigava 80 detentos. Atualmente, são 220 presos – número pouco abaixo da capacidade do novo prédio. Por se tratar de uma unidade regional, o Presídio de Itumbiara será destinado também ao cumprimento das penas de condenados dos municípios de Panamá, Goiatuba, Buriti Alegre, Cachoeira Dourada e Bom Jesus.

De acordo com o presidente do Conselho de Execução Penal, Oswaldo Eustáquio, são necessários aproximadamente 40 funcionários para garantir a atividade do presídio. As vagas devem ser preenchidas por concurso público. Além de reduzir a superlotação, reforçando a segurança, a unidade vai possibilitar a ressocialização dos presos por meio de trabalhos em marcenaria e serralheria.