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Notícias dos Gabinetes
Álvaro cobra ramal da Norte-Sul em Itumbiara

26 de Março de 2009 às 20:07
Deputado une forças políticas para cobrar, junto ao presidente da Valec, uma extensão da ferrovia no Sul de Goiás.

“Itumbiara tem tudo para conquistar um ramal da ferrovia Norte-Sul”. Esta foi a conclusão do Deputado Estadual Álvaro Guimarães (PR) após audiência com o presidente da Valec, Juquinha das Neves, realizada em Brasília na última quarta-feira (25/03). O mediador do encontro foi o presidente do Diretório Regional do Partido da República em Goiás, Deputado Federal Sandro Mabel. Também participaram da reunião o Secretário da Indústria e Comércio de Itumbiara, Cairo Ferreira Batista, e o ex-deputado Josias Gonzaga.

 “Esta audiência marca o início dos trabalhos para os trilhos de Itumbiara, uma cidade que precisa e que, pela sua importância, justifica receber este ramal”, declarou Mabel. Representante na Câmara dos Deputados, o parlamentar garantiu que vai conseguir o empenho da bancada do PR para incluir no Orçamento de 2010 uma emenda destinando recursos para iniciar a obra. “Esta emenda é para atender a um pedido do Deputado Álvaro, que tem uma grande preocupação e atenção com a cidade de Itumbiara. Com o apoio do Deputado Jovair Arantes e do Prefeito José Gomes, vamos fazer com que esse projeto se torne realidade”, acrescentou Mabel. 

Sinal Verde 

O presidente da Valec afirmou, ao final da audiência, que será feito o estudo de viabilidade da obra. “A execução do projeto é com a Valec. E os deputados já vão ver o orçamento. Com esta união de forças pelo ramal, fica mais fácil. Vamos construir esta ferrovia a todo vapor e, se depender das lideranças atuantes, com certeza vamos passar por Itumbiara”, declarou Juquinha das Neves.

 

A manifestação positiva do presidente da empresa deixou Álvaro Guimarães ainda mais otimista. “Itumbiara já é uma cidade muito promissora e com enorme potencial para atrair grandes indústrias, principalmente relacionadas ao agronegócio. A estrada de ferro será um atrativo a mais, possibilitando, entre outras coisas, um frete mais barato”, justificou o parlamentar itumbiarense.

 

O projeto original da Ferrovia Norte-Sul prevê que, em Goiás, os trilhos vão sair de Anápolis, passando por Palmeiras, Acreúna, Santa Helena, Rio Verde, Quirinópolis e Canal de São Simão, chegando ao Triângulo Mineiro e seguindo até São Paulo. O novo ramal ligará Santa Helena a Itumbiara e poderá alcançar a região do Triângulo Mineiro no encontro da Ferrovia Centro-Atlântica. A estimativa é de que a extensão englobe de 120 a 130 quilômetros em linha reta. “A ferrovia vai completar nossa logística, que já é boa no sentido rodoviário, com o entroncamento das BRs 153 e 452”, explicou Cairo Batista.

 

A cidade de Itumbiara é a maior exportadora do Estado, tendo como principal produto a soja e seus derivados. O pedido do ramal ferroviário para o Município, segundo Álvaro Guimarães, se deve ao potencial a ser aproveitado. “No futuro, Itumbiara será um centro de comercialização de álcool e açúcar, atraindo novos investimentos. Ficará faltando apenas outro grande sonho, das eclusas de Cachoeira, São Simão e Itumbiara, tornando navegável o maior trecho da Hidrovia Paraná-Tietê”, argumentou o deputado.

Álvaro Guimarães adiantou que a próxima etapa será a realização de uma audiência pública em Itumbiara, prevista para a segunda quinzena de maio, com a presença de Juquinha das Neves. “Esperamos que nesta audiência ele anuncie a inclusão do trecho no projeto. Contamos com o empenho do Governador Alcides Rodrigues e o trabalho incondicional do Prefeito José Gomes. Vamos reunir prefeitos, vereadores, empresários e toda a força política de Goiás, em especial os deputados Sandro Mabel, Jovair Arantes e Rubens Otoni, que representam Itumbiara na esfera federal”, concluiu.

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