Saúde garante repasse a hospital de Itumbiara

24 de Novembro de 2008 às 18:48
Secretário confirmou convênio que tem por objetivo descentralizar os atendimentos de média e alta complexidade.

Em visita ao gabinete do Deputado Estadual Álvaro Guimarães (PR) esta semana, o Secretário de Estado da Saúde, Hélio de Sousa (DEM), confirmou a assinatura do convênio nº 200800010012304, que prevê a liberação de R$ 720 mil ao Hospital e Maternidade São Marcos, na cidade de Itumbiara. Os recursos serão repassados em duas vezes e a primeira parcela já estará disponível neste mês de dezembro.

A exemplo do São Marcos, que é uma entidade filantrópica, outras 14 unidades serão beneficiadas com o convênio em todo o Estado. Os recursos são destinados a aumentar a capacidade dos atendimentos de média e alta complexidade, possibilitando a descentralização desses procedimentos. “A descentralização da saúde é uma das metas do Governo. Aumentando a capacidade de atendimento em hospitais do interior, conseguimos desafogar as unidades hospitalares de Goiânia, em especial o Hospital de Urgências – Hugo”, explicou o secretário.

De acordo com Hélio de Sousa, para definir as entidades beneficiadas, foram consideradas as regiões estratégicas e macro regiões que já faziam atendimentos de média e alta complexidade e ofereciam potencial para maior desenvolvimento. “Esta é uma forma de mantermos a parceria entre Estado e Municípios, aumentando a capacidade para resolver os problemas da saúde”, justificou.

“O Hospital São Marcos é referência no Sul de Goiás e já atende a inúmeros casos de média e alta complexidade. A assinatura desse convênio vai fortalecer a saúde em nosso município e resultar em melhorias para a população regional, que terá o atendimento necessário sem precisar se deslocar até a capital”, destacou Álvaro Guimarães.

Complementando o que disse o Deputado, Hélio de Sousa ressaltou que o sistema de regulação em Goiás é essencial para evitar o estrangulamento dos atendimentos. O processo é feito por meio de centrais reguladoras, responsáveis por encaminhar os pacientes às unidades de saúde. “A regulação é nosso carro-chefe. Com a descentralização, só serão encaminhados a outros centros os casos que não puderem ser atendidos e solucionados no próprio município”, concluiu o secretário.