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Notícias dos Gabinetes
Álvaro realiza audiência em defesa de extensão da Ferrovia Norte-Sul

01 de Julho de 2009 às 19:42
Evento acontece nesta quinta-feira, 02, às 15 horas no auditório da ULBRA, em Itumbiara

O deputado Álvaro Guimarães (PR) realiza nesta quinta-feira, 2, audiência pública em defesa de um ramal da Ferrovia Norte-Sul, a partir das 15 horas. O evento será realizado no auditório da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Itumbiara. A audiência visa defender a passagem dos trilhos de ferro por Itumbiara. Já houve, inclusive, uma audiência com o presidente da Valec, Juquinha das Neves, em Brasília, solicitando esse ramal.

Além da Assembleia Legislativa, participam da iniciativa a Prefeitura de Itumbiara, a Câmara de Dirigentes Lojistas e o Sindicato Rural da cidade. A audiência terá a presença do governador Alcides Rodrigues (PP), do presidente da Valec, Juquinha das Neves, dos deputados federais Sandro Mabel (PR), Jovair Arantes (PTB), Ronaldo Caiado (DEM), Raquel Teixeira (PSDB), Leandro Vilela (PMDB) e Carlos Leréia (PSDB). 

Os senadores Demóstenes Torres (DEM) e Lúcia Vânia (PSDB) também confirmaram presença para apoiar a iniciativa. Do Parlamento Goiano foram confirmados os deputados Honor Cruvinel (PSDB), Adriete Elias (PMDB), Coronel Queiroz (PTB), Isaura Lemos (PDT), José Nelto (PMDB) e Cilene Guimarães (PR).

Álvaro Guimarães revela que as expectativas são boas. “As perspectivas são as melhores possíveis, principalmente pela decisão do Governo Federal em investir em obras de infraestrutura”, acrescenta ele, lembrando que o Ministério dos Transportes é comandado também por um político de seu partido, o ministro Alfredo Nascimento: “É uma obra importante, os recursos existem e há boa vontade política.”

O projeto original da Ferrovia Norte-Sul prevê que, em Goiás, os trilhos vão sair de Anápolis, passando por Palmeiras, Acreúna, Santa Helena, Rio Verde, Quirinópolis e Canal de São Simão, chegando ao Triângulo Mineiro e seguindo até São Paulo. O novo ramal ligará Santa Helena a Itumbiara e poderá alcançar a região do Triângulo Mineiro no encontro da Ferrovia Centro-Atlântica. A estimativa é de que a extensão englobe de 120 a 130 quilômetros em linha reta.

“A ferrovia vai completar nossa logística, que já é boa, no sentido rodoviário, com o entroncamento das BR-153 e BR-452”, reforça Álvaro Guimarães. A cidade de Itumbiara é a maior exportadora do Estado, tendo como principal produto a soja e seus derivados.

O pedido do ramal ferroviário para o município, segundo o parlamentar itumbiarense, se deve ao potencial a ser aproveitado. “No futuro, Itumbiara será um centro de comercialização de álcool e açúcar, atraindo novos investimentos. Ficará faltando apenas outro grande sonho, das eclusas de Cachoeira, São Simão e Itumbiara, tornando navegável o maior trecho da Hidrovia Paraná-Tietê”, conclui Álvaro Guimarães.

Itumbiara é grande produtor de grãos e tem também uma boa estrutura industrial, o que pode facilitar o empreendimento. "Esse seria o maior presente para o centenário do município”, completa Álvaro.

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