Notícias dos Gabinetes
Álvaro faz reivindicações à Celg
O Deputado Estadual Álvaro Guimarães (PR) esteve na Celg na última quinta-feira, 4, acompanhado pelos prefeitos José Gomes da Rocha (PP) e Robson Lima (PSB), respectivamente, de Itumbiara e Cachoeira Dourada. Juntos, eles foram cobrar agilidade no cumprimento de compromissos firmados pela empresa com os Municípios. A audiência aconteceu no gabinete do presidente Carlos Silva (PP).
O prefeito de Itumbiara compareceu ao encontro acompanhado por assessores, dentre eles, o Diretor de Iluminação Pública, Públio Ferreira. Um dos pedidos era por rapidez na troca dos postes de madeira na cidade. “Este compromisso da Celg com Itumbiara é antigo, mas ainda não foi totalmente cumprido”, recorda Álvaro Guimarães. Segundo o parlamentar, ainda faltam aproximadamente 500 postes para serem trocados.
À época em que o acordo foi feito, ficou determinado que a prefeitura faria a compra dos novos postes de cimento e a Celg entraria com a mão-de-obra para efetuar as trocas. “A prefeitura comprou e pagou os postes, mas depende que a Celg faça as trocas. Por isso procuramos o presidente Carlos Silva, para pedir rapidez no cumprimento desse compromisso”, explicou o deputado itumbiarense.
À oportunidade, Zé Gomes aproveitou para propor uma nova parceria com a Companhia para efetuar a substituição de transformadores em 12 escolas públicas. Da mesma forma, a prefeitura compra os equipamentos e a Celg providencia a mudança. “O prefeito Zé Gomes climatizou todas as escolas da rede municipal em Itumbiara. Com isso, houve um considerável aumento no consumo de energia elétrica por causa dos aparelhos de ar condicionado, fazendo-se necessária a substituição dos transformadores”, justificou Álvaro Guimarães.
Cachoeira Dourada
O prefeito Robson Lima já havia pedido o empenho de Álvaro Guimarães para fazer reivindicações junto à Celg em benefício de Cachoeira Dourada e voltou a contar com o apoio do Deputado. Foram apresentados quatro pedidos ao presidente Carlos Silva, sendo dois referentes a propriedades da Companhia no Município. “Estamos pedindo providências em relação ao hotel da Celg e às glebas de terra pertencentes à empresa e que foram tomadas por posseiros”, afirmou o parlamentar.
Robson Lima tenta a transferência dessa propriedade para que a prefeitura possa fazer a desapropriação e melhor aproveitar as terras. Outro pedido é pela regularização das casas da Vila Operária. O conjunto conta com mais de 400 moradias. Segundo Carlos Silva, os pedidos serão encaminhados à assessoria jurídica da Celg para buscar soluções.
Fechando a lista de reivindicações, Álvaro Guimarães mais uma vez pediu a reabertura do escritório da Celg em Cachoeira Dourada. O mesmo foi fechado há cerca de 30 dias, sob a alegação de que não justificava o seu funcionamento. “É inadmissível que este escritório, tão tradicional, permaneça fechado. Até porque o porte da cidade justifica a sua manutenção”, defende o Deputado.
Numa das vezes em que o republicano cobrou a reabertura do referido escritório, ele foi informado que se o Município comprovasse a existência de pelo menos 2500 ligações, a unidade voltaria a funcionar normalmente. “O último relatório da Celg aponta 2400 ligações em Cachoeira Dourada, mas não inclui os distritos de Almerindonópolis e Nilópolis que, juntos, tem mais 900 ligações”, alerta Álvaro Guimarães. Diante do exposto, Carlos Silva se comprometeu a reunir os diretores para tentar reverter o fechamento do escritório.