Álvaro representa Alego em encontro da UNALE

06 de Março de 2009 às 10:40
O parlamentar itumbiarense faz parte da Diretoria Nacional da entidade para o biênio 2008/2009 e participa, sempre que possível, das discussões entre os Legislativos.

O Deputado Estadual Álvaro Guimarães (PR) viajou para Natal nesta quinta-feira, onde representa a Assembléia Legislativa do Estado de Goiás no II Encontro Regional da Unale – União Nacional dos Legislativos Estaduais, entidade na qual ele é membro da Diretoria Nacional para o biênio 2008/2009. O pepista Ozair José também embarcou para o evento representando o Parlamento Goiano.

De acordo com o presidente da Unale, deputado César Halum, do Tocantins, os encontros regionais da entidade são uma oportunidade de promover debates envolvendo representantes das três esferas de poder, favorecendo principalmente aos parlamentares por meio da integração da classe e das discussões propostas.

Nesta edição, durante 3 dias, mais de 100 parlamentares de 19 estados brasileiros, governadores da região, além de outras autoridades e participantes se reúnem na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte. O tema do encontro é a Transposição do Rio São Francisco.

A idéia de transpor as águas do São Francisco tem aproximadamente um século, mas a proposta ainda está longe de alcançar unanimidade. A obra, orçada em R$ 6 bilhões, levará a água do rio para regiões do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. A expectativa é de que 12 milhões de pessoas sejam beneficiadas com a transposição.

Já nos primeiros debates do encontro, as posições divididas ficaram claras: os parlamentares dos estados que receberão as águas defendem sua necessidade; já os que terão as águas desviadas alegam que sairão prejudicados.

Diante deste impasse, mesmo com o aporte financeiro garantido, o debate político deverá ser prolongado. “Este é um tema de grande importância e que envolve várias regiões. A transposição do Rio São Francisco é uma questão política, econômica e social que precisa ser debatida a exaustão, para que possamos obter o melhor resultando”, conclui Álvaro Guimarães.