Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Álvaro destaca potencialidades de Itumbiara

25 de Setembro de 2008 às 14:10
Deputado aproveitou as discussões parlamentares para enfatizar os pontos fortes da cidade, entre eles a empregabilidade e a educação.

O Deputado Estadual Álvaro Guimarães (PR) foi à tribuna da Assembléia Legislativa nesta terça-feira (23/09) para discursar sobre os pontos fortes de Itumbiara, que foram evidenciados na imprensa estadual. Em matérias veiculadas recentemente pelo jornal O Popular, o número de empregos formais gerados em 2008 e a qualidade do ensino universitário da cidade foram destaques.

 

Na edição do último dia 17, o jornal apresentou dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho. Segundo levantamento da entidade, a criação de empregos com carteira assinada nos primeiros 8 meses do ano foi maior nas cidades do interior do que na capital do Estado.

 

As estatísticas consideram o número de contratações descontadas as demissões, com saldo positivo de 76.654 postos de trabalho. Desse total, 17.730 vagas foram geradas em Goiânia, o equivalente a 23,13%. Contrariando a tendência de outros estados, o interior de Goiás apresentou maior força, com 58.924 empregos gerados, o correspondente a 76,87%.

 

De acordo com a reportagem, o avanço da economia goiana tem se dado principalmente na direção da agroindústria, área de grande potencial na cidade de Itumbiara. “A maior parte dos investimentos é efetuada em municípios dinâmicos, como Itumbiara, Goianésia, Catalão, Anápolis, entre outros”, afirma o texto. Na formulação do ranking, Itumbiara aparece em 6º lugar, com 2.111 empregos gerados na indústria de transformação, serviços e comércio (confira classificação abaixo).

 Para Álvaro Guimarães, os números aprovam o crescimento daquele município, que ainda tem um grande potencial a ser explorado. “Emprego formal é garantia de geração de renda e aquecimento da economia local. Uma cidade só consegue gerar emprego quando suas qualidades são bem apresentadas e aproveitadas, o que atrai investimentos e, conseqüentemente, aumenta os postos de trabalho. Graças a uma boa administração, Itumbiara está no caminho certo e ainda tem muito a crescer”, avalia o deputado.   Vagas geradas na capital e no interior – janeiro/agosto – 2008 
Goiânia17.73023,13%
Interior58.92476,87%
Total Goiás76.654 
  Municípios com maiores saldos de emprego formal no período: 1º Aparecida de Goiânia                6.9512º Goianésia                               3.5863º Anápolis                                 3.4144º Catalão                                  2.7635º Cristalina                                2.4536º Itumbiara                                    2.1117º Luziânia                                 1.1048º Jataí                                     1.056  Ulbra é destaque em ensino superior 

Em outra edição de O Popular (21/09), o destaque foi a classificação do Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara – Iles/Ulbra em avaliação feita pelo Ministério da Educação. Na primeira edição do Índice Geral de Cursos (IGC), a Ulbra ficou em 2º lugar entre as 45 instituições avaliadas no Estado, com nota inferior apenas à da Universidade Federal de Goiás (UFG).

 

O indicador de qualidade das universidades é baseado na média ponderada das notas de cada instituição. Numa avaliação de 0 a 500, a unidade itumbiarense obteve nota 242. A UFG, melhor avaliada de acordo com o índice, chegou a 333 pontos. “Essa notícia é motivo de grande orgulho para nós itumbiarenses. Temos uma instituição de ensino superior que prima pela excelência e a avaliação do MEC comprova isso, ficando atrás apenas da Universidade Federal de Goiás. A Ulbra é uma instituição séria e que hoje é referência de Itumbiara para todo o Estado. Uma cidade que tem educação de qualidade e geração de emprego carrega em si todo um potencial de desenvolvimento”, conclui Álvaro Guimarães.

 Atualmente, a Ulbra oferece em Itumbiara 12 cursos de graduação, nas mais diversas áreas. De acordo com o Ministério da Educação, o Índice Geral de Cursos de cada instituição de ensino superior do Brasil será divulgado anualmente, sempre após a divulgação dos resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.