Notícias dos Gabinetes
Bom Jesus vai ganhar delegado e agentes civis
Em recente audiência na Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás, o Deputado Estadual Álvaro Guimarães (PR) acompanhou o prefeito de Bom Jesus, Adair Henriques (PSDB) e seu vice, Daniel Vieira. Juntos, eles foram cobrar a disposição de delegado e agentes civis para atuarem no Município. Há pelo menos dois anos, a cidade enfrenta dificuldades no combate à criminalidade exatamente pela deficiência no quadro da Polícia Civil.
“O Dr. Maluf, que é delegado em Buriti Alegre, atende em Bom Jesus uma vez por semana. Mas entendemos que, pelo tamanho da cidade e a demanda que existe, há a necessidade de um delegado sempre presente”, justifica Álvaro Guimarães. “Por falta de delegado, agente e escrivão, quando se faz uma prisão, é difícil registrar o boletim de ocorrência e o flagrante”, exemplifica Adair Henriques. Como conseqüência, passado o período de 24 horas, o detento é liberado.
Esta realidade foi apresentada ao Delegado Geral da Polícia Civil de Goiás, Aredes Correa Pires. Segundo ele, o problema não é uma particularidade de Bom Jesus. “Temos hoje no Estado 64 comarcas sem delegado e mais de 40 delegacias fechadas”, declarou. A expectativa é de que a situação seja amenizada com a posse dos novos concursados. Foram aprovados 112 delegados em concurso, cujo processo de seleção encerrou-se em setembro.
“Tão logo ocorra a homologação, prevista para este mês de outubro, as nomeações serão imediatas. Assumo o compromisso de priorizar a nomeação para Bom Jesus”, prometeu o Delegado Geral. A cidade tem, atualmente, mais de 20 mil habitantes e uma população carcerária de 43 detentos. Além de um delegado, o compromisso firmado por Aredes Correa Pires com o Município prevê 2 agentes de polícia e 1 escrivão, com possibilidade para um segundo.