Álvaro homenageia mulheres de Itumbiara

09 de Março de 2009 às 08:59
A odontóloga Maria da Graça e a escritora Aristéia Cubas receberão medalha na Assembléia Legislativa.

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás realiza Sessão Especial nesta segunda-feira, às 20h, para entrega da Comenda Berenice Teixeira Artiaga. A homenagem proposta pela deputada Isaura Lemos (PDT) será feita para até duas mulheres indicadas por cada parlamentar. Álvaro Guimarães (PR) escolheu este ano a escritora Aristéia Cubas e a odontóloga Maria da Graça para representarem Itumbiara.

“Mais uma vez, acredito que as mulheres de nossa cidade estarão muito bem representadas. A Dra. Maria da Graça tem realizado um excelente trabalho com a saúde bucal em Itumbiara e a D. Aristéia é uma grande escritora e uma mulher de muito respeito na sociedade itumbiarense”, avalia o parlamentar. “Gostaríamos de prestar esta homenagem a todas as mulheres de Itumbiara e região, mas, como só podíamos indicar duas, acredito que a escolha foi boa e que todas se sentirão homenageadas por elas”, concluiu Álvaro Guimarães.

Maria da Graça Mendonça Machado é natural de Uberaba-MG, cidade na qual se formou em Odontologia. Desde que se mudou para Itumbiara, participa ativamente da sociedade por sua atuação profissional. Entre outras funções, foi presidente da Associação Brasileira de Odontologia Regional de Itumbiara por dois mandados consecutivos, permanecendo à frente da entidade de 2001 a 2005. Atualmente, Dra. Maria da Graça coordena o Departamento de Saúde Bucal da Prefeitura Municipal de Itumbiara.

A outra homenageada nasceu em Itumbiara, em 3 de setembro de 1926. Aristéia Braga de Cubas casou-se com o Comendador Onofre Ferreira de Cubas, com quem formou uma das mais tradicionais famílias itumbiarenses, conhecida pelas empresas que comercializam móveis e eletrodomésticos. Dona Aristéia sempre teve forte atuação na filantropia, trabalhando sempre pela promoção humana.

Após ter dedicado a maior parte de sua vida à educação dos filhos e ao bem da comunidade, aos 70 anos de idade decidiu publicar seu primeiro livro, Memórias e Raízes. Em 2005 foi convidada a ser membro da AILA – Academia Itumbiarense de Letras e Artes, entidade na qual ocupa a cadeira nº 5. Em 2006, já com 80 anos, publicou sua segunda obra. No livro Vitória, Aristéia descreve a alegria de se descobrir escritora na chamada Melhor Idade.