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Notícias dos Gabinetes
Valec reafirma ramal da Norte-Sul em Itumbiara

03 de Março de 2011 às 18:37
Investimentos para a obra estão estimados em aproximadamente R$ 700 milhões.
Em viagem à Capital Federal na última terça-feira, 1º, o Deputado Estadual Álvaro Guimarães (PR) aproveitou a oportunidade para visitar o presidente da Valec, José Francisco das Neves (Juquinha) e cobrar uma posição sobre o projeto de extensão ferroviária que incluiria Itumbiara no traçado da Ferrovia Norte-Sul. “A fase de estudos desse ramal anda a toda velocidade. Até pelas características da cidade e da região, a inclusão de Itumbiara no traçado da Norte-Sul naturalmente vai acontecer”, declarou Juquinha, durante entrevista concedida via telefone à Rádio Difusora de Itumbiara.

Segundo o presidente da Valec, o custo médio para a construção da Ferrovia Norte-Sul é de R$ 3,5 milhões o quilômetro. Tomando-se por base esta estimativa, calcula-se que o ramal ligando Itumbiara a Santa Helena ou a Rio Verde custaria aproximadamente R$ 700 milhões. “Uma obra como esta é uma transformação. Além do montante em dinheiro, teremos uma grande quantidade de pessoas trabalhando em Itumbiara. Mas, o mais importante é que as cargas do Brasil precisam de trilhos, que resultam em redução no custo dos fretes e maior agilidade na distribuição”, avalia Juquinha das Neves.

A inclusão de Itumbiara no traçado da Ferrovia Norte-Sul é um projeto antigo defendido pelo Deputado Álvaro Guimarães. “Essa estrada de ferro não vai ligar o nada ao nada. Vai ligar a região mais produtiva de Goiás ao mundo, até o porto de Itaqui, ficando mais perto da Europa”, justifica o parlamentar, lembrando que sua cidade natal tem localização privilegiada, além de forte participação na economia do Estado.

Em junho de 2009, Álvaro Guimarães realizou uma audiência pública em Itumbiara para debater o assunto. O evento contou com a presença do governador, vice-governador, secretários de Estado, senadores, deputados federais e estaduais, além de prefeitos, vereadores e empresários de toda a região Sul de Goiás. A união de forças suprapartidárias garantiu o apoio necessário para comprovar a viabilidade da extensão ferroviária. “Itumbiara tem carga. Se estamos construindo uma ferrovia para transporte de cargas, nós temos que traçar essa ferrovia para Itumbiara”, afirmou o presidente da Valec naquela oportunidade.

Também durante a audiência, Juquinha das Neves ressaltou que a viabilidade do ramal em Itumbiara só foi constatada pelo empenho do republicano. “O Deputado Álvaro me procurou pedindo este ramal e eu compreendi que era algo possível, pois Itumbiara é uma cidade que produz e exporta”, comentou.

Para o parlamentar itumbiarense, o potencial do Município tem que ser aproveitado. “No futuro, Itumbiara será um centro de comercialização de álcool e açúcar, atraindo novos investimentos. Ficará faltando apenas outro grande sonho, das eclusas de Cachoeira, São Simão e Itumbiara, tornando navegável o maior trecho da Hidrovia Paraná-Tietê”, conclui Álvaro Guimarães.
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