Álvaro intercede por Unimed junto ao FCO

12 de Junho de 2009 às 11:34
Cooperativa busca financiamento de R$ 9 milhões para construção de hospital referência em Itumbiara.

O Deputado Estadual Álvaro Guimarães (PR) acompanhou uma comitiva do Sul de Goiás esta semana em audiência na Secretaria de Planejamento do Estado. O encontro teve por objetivo pedir empenho do secretário Oton Nascimento, que também é presidente do Conselho Estadual do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste – FCO, para liberação de R$ 9 milhões, destinados à construção do Hospital Unimed Regional Sul, em Itumbiara.

Também participaram da audiência o médico José Abel Ximenes, presidente da Unimed Cerrado; Hélio Rezende, presidente da Unimed Regional Sul; José Carlo Terra, auditor na regional; Osvair José Rodovalho, diretor por Goiatuba; e Wiliam Santos Viladell, diretor financeiro da cooperativa. “Nós pedimos ao Dr. Oton Nascimento que faça um trabalho junto à Superintendência Estadual do Banco do Brasil, e também em Brasília, para priorizar este pleito”, explica Álvaro Guimarães.

A carta consulta da Unimed já foi aprovada e o estudo de viabilidade econômica está sendo feito. O parlamentar acredita que a demora na liberação do financiamento se deve a uma possível redução na liberação de recursos, motivada, entre outros fatores, pela redução do IPI e pela crise mundial. “Em 2008, o FCO liberou mais de R$ 1,5 bilhão para investimentos em Goiás. Este ano, até agora, foram autorizados R$ 750 milhões”, justifica o deputado.

Para o presidente da Unimed Regional Sul, a viabilidade do projeto é a garantia de que o financiamento será autorizado. “Este será um hospital referência para a região, que compreende 11 cidades e mais de duzentas mil vidas. Nosso diferencial será a qualidade dos atendimentos. Com este hospital, vamos manter nossos clientes na região e evitar que eles tenham, por exemplo, que buscar assistência médica em Uberlândia ou Goiânia”, justifica Hélio Rezende.

O investimento previsto para o Hospital Unimed em Itumbiara é de R$ 13 milhões, incluindo móveis e equipamentos. Desse montante, a regional conta com R$ 4 milhões em caixa, depositados no Banco do Brasil. É exatamente o complemento que será garantido pelo financiamento do FCO, conforme projeto elaborado e que aguarda aprovação.

O canteiro de obras na avenida Celso Maeda, localizado à entrada da cidade, já está pronto. A previsão é de que o prédio seja construído em até 2 anos, dependendo da disponibilidade dos recursos. Inicialmente, a unidade contará com 30 leitos e responderá por atendimentos de pequena e média complexidade. “Conforme plano diretor, à medida que as metas forem cumpridas, ampliaremos a capacidade de atendimento do hospital”, conclui Hélio Rezende.