Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
O PT ganha em seis capitais no 1º turno e disputa o segundo em três

08 de Outubro de 2008 às 10:31

O Partido dos Trabalhadores venceu as eleições em seis das 15 capitais brasileiras no primeiro turno: Recife, com João da Costa; Vitória, com João Coser; Porto Velho, com Roberto Sobrinho, Fortaleza, com Luizianne Lins; Rio Branco, com Raimundo Angelim; e Palmas, com Raul Filho. Destes, somente o João da Costa não foi reeleito, ele teve o apoio do atual prefeito, João Paulo.

 

No segundo turno, o PT vai disputar as eleições em outras três capitais: São Paulo, Porto Alegre e Salvador. O encerramento das apurações em todo o Brasil apontou que o PT elegeu 547 prefeitos, o que representa crescimento de 33%, em relação ao total de eleitos em 2004 (411), e de 43% sobre o número atual de administrações do partido (382).

 

Com isso, o PT subiu da 6ª para a 4ª posição no ranking das prefeituras, com chance de, após o segundo turno, chegar ao 3º lugar. Quanto aos vereadores, segundo dados do TSE, o crescimento foi de 13%, de 3.679 em 2004 para 4.166 agora.

De acordo com o deputado estadual e vice-presidente do PT em Goiás, Luis Cesar Bueno, as eleições de 2008 mostrou que a população cada dia mais aposta no desenvolvimento do Partido dos Trabalhadores. Ressaltou que em Goiás o partido cresceu de nove para 12 cidades.

 

O petista disse ainda que durante todo período de campanha, ele trabalhou em 82 cidades goianas, participou de aproximadamente 50 comícios,  esteve presente em dezenas de caminhadas e centenas de reuniões.

 

“O resultado desse trabalho possibilitou na vitória do PT nessas cidades: Aragarças, com Marcão; Baliza, com Divino Maia; Buriti Alegre, com João Alfredo;Campestre de Goiás, com Roberto do Alvin; Divinópolis, com Darci;Guarani de Goiás,com Zé Augusto; Montividiu, com Edson da Farmácia;  Professor Jamil, com Nei Novaes; Simolândia, com Celso Zanon; Trombas, com Catarino e Vila Boa com Dr. Waldir”, acrescentou.

 

Para o segundo turno, Luis Cesar Bueno acredita na vitória do PT em Anápolis com o vereador Antônio Gomide. Quanto à Goiânia, o deputado disse que a união entre o PT e o PMDB ocasionou em um bom resultado. “Com Paulo Garcia, ex-deputado estadual, na vice-prefeitura da Capital, o partido pode fazer muito mais para a população goianiense”, finalizou.

Confira abaixo os resultados parciais, que incluem os grandes municípios brasileiros nos quais candidatos apoiados pelo PT venceram no 1º turno ou passaram para o 2º:

Eleitos do PT no 1º turno Fortaleza (CE)
Luizianne Lins
Recife (PE)
João da Costa
Vitória (ES)
João Coser
Rio Branco (AC)
Raimundo Angelim
Porto Velho (RO)
Roberto Sobrinho
Palmas (TO)
Raul Filho
Cariacica (ES)
Helder Salomão
Betim (MG)
Maria do Carmo Lara
Nova Iguaçu (RJ)
Lindberg Farias
Belford Roxo (RJ)
Alcides Rolim

Candidatos com apoio do PT eleitos no 1º turno Aracaju (SE)
Edvaldo Nogueira (PC do B)
Goiânia (GO)
Iris Rezende (PMDB)
João Pessoa (PB)
Ricardo Coutinho (PSB)
Serra (ES)
Sérgio Vidigal (PDT)
Uberaba (MG)
Anderson Adauto (PMDB)
Boa Vista (RR)
Iradilson Sampaio (PSB)
Campinas (SP)
Dr. Hélio (PDT)

Candidatos do PT Segundo Turno São Paulo (SP)
Marta Suplicy contra Gilberto Kassab (DEM)
Porto Alegre (RS)
Maria do Rosário contra José Fogaça (PMDB)
Salvador (BA)
Walter Pinheiro contra João Henrique (PMDB)
Anápolis (GO)
Antonio Gomide contra Onaide Santillo (PMDB)

Pelotas (RS)
Fernando Maroni (PT) contra Fetter Jr. (PP)

Canoas (RS)
Jairo Jorge contra Jurandir (PTB)

Juiz de Fora (MG)
Margarida contra Custódio (PSDB)

Contagem (MG)
Marília Campos contra Ademir Lucas (PSDB)
Petrópolis
Paulo Mustrangi contra Ronaldo Medeiros (PSB)
Joinville (SC)
Carlito Merss contra Darci de Matos (DEM)

Candidatos com apoio do PT Segundo Turno São Luís (MA)
Flávio Dino (PC do B) contra João Castello (PSDB) e
Campina Grande (PB)
Veneziano (PMDB) e Rômulo Gouveia (PSDB)
Belo Horizonte (MG)
Márcio Lacerda (PSB) e Leonardo Quintão (PMDB)
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.