Notícias dos Gabinetes
Álvaro defende política de incentivos fiscais
Durante o período de convocações extraordinárias da Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei nº 73-G, em particular, despertou o interesse do Deputado Estadual Álvaro Guimarães (PR) e motivou elogios do parlamentar ao Governador Alcides Rodrigues Filho (PP). A matéria dispõe sobre a concessão de incentivo fiscal destinado à implantação ou ampliação de empreendimento industrial de veículo automotor no Estado de Goiás.
“Quero cumprimentar o Governador Alcides por este importante projeto enviado a esta Casa de Leis. Conceder incentivos a novas indústrias é contribuir diretamente para o desenvolvimento sócio-econômico do Estado”, declarou Álvaro, da tribuna, durante o período destinado à discussão da matéria. Segundo o parlamentar, o momento é bastante oportuno, considerando-se o provável interesse da Suzuki em instalar uma fábrica em território goiano.
No ofício mensagem que encaminhou o projeto ao Legislativo, a governadoria destaca que o mesmo “proporciona dar continuidade às medidas tomadas no sentido de implantar um pólo automotivo no Estado”. Desta forma, a iniciativa poderá incentivar a ampliação do parque automotivo da Hyundai, instalado em Anápolis em 2005, e da Mitsubishi, que iniciou as atividades em Catalão no ano de 1998.
Ainda entre os argumentos apresentados para justificar a matéria, afirma o texto: “Espera-se que pelo menos dois fabricantes de automóveis decidam por implantar ou expandir empreendimentos automotivos em Goiás. Podemos afirmar que a concessão de incentivo fiscal deve ter importância fundamental na decisão dos empresários quanto à localização dos empreendimentos”.
Tal argumentação vai ao encontro da defesa feita por Álvaro Guimarães, que está otimista quanto à possibilidade de a Suzuki escolher Itumbiara para investir. “Estamos mostrando a estrutura de Itumbiara para a Suzuki. Uma cidade que tem um dos melhores índices de qualidade de vida, com 100% de água tratada e quase 80% de esgoto. Sem contar o potencial econômico e o posicionamento geográfico, que são outras vantagens”, defende o parlamentar itumbiarense.
Álvaro Guimarães destaca também o mais novo atrativo que o município oferece. Em audiência pública realizada no último dia 2, o presidente da Valec, Juquinha das Neves, confirmou que vai incluir Itumbiara no traçado da Ferrovia Norte-Sul. “Entre outras coisas, este ramal vai melhorar nossa logística de transporte de cargas e reduzir o custo dos fretes”, avalia.
A aprovação deste Projeto de Lei da governadoria prevê que o incentivo ao segmento automotivo seja concedido sob a forma de crédito outorgado de ICMS, cujo percentual será aplicado sobre o valor da operação de saída de veículo automotor ou de suas partes e peças, inclusive os importados do exterior. O valor total do crédito outorgado deve ser aplicado na execução do projeto de investimento para implantação ou ampliação de indústrias, não podendo ultrapassar o valor de R$ 132 milhões.
Disputa entre municípios
O nome de Itumbiara tem se apresentado como o mais cotado para a instalação da Suzuki em Goiás. No entanto, outras cidades também buscam os investimentos da montadora. “É claro que as prefeituras entram na disputa, mas o Estado dará os incentivos independentemente do Município escolhido pelos investidores”, alerta Álvaro Guimarães.
O Deputado lembra as dificuldades enfrentadas como político à época da instalação da Mitsubishi em Catalão. “Eu era Secretário de Estado da Agricultura e a Perdigão também vinha para Goiás. Tentei mostrar o potencial de Itumbiara. O então governador Maguito Vilela tentou convencer que o ideal seria Jataí, sua terra natal. E quem ganhou a parada foi Rio Verde”, recorda.
Segundo o parlamentar, a conclusão que os itumbiarenses tiveram foi a de que os políticos da cidade eram culpados por Itumbiara perder os investimentos de duas indústrias. “As pessoas não entendiam que não fomos nós que perdemos. Foram as cidades de Catalão e Rio Verde que ganharam”, explica o republicano, garantindo que agora Itumbiara está fortalecida. “Vamos lutar pela Suzuki, assim como outras cidades. A gente tem que bater palma que a indústria vem para Goiás, independentemente do município. Novos investimentos significam geração de renda e emprego para as cidades e também para o Estado”, conclui Álvaro Guimarães.