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Luis Cesar Bueno organiza audiência para orientar e discutir o cronograma das obras da Norte-Sul com
Com o anúncio da continuidade das obras da Ferrovia Norte-Sul no início desta semana, o deputado Luis Cesar Bueno (PT) afirmou que irá realizar uma audiência pública na Assembléia Legislativa para esclarecer o cronograma e orientar os prefeitos das cidades que serão contempladas com a Ferrovia. Segundo o deputado, a construção do novo ramal da Ferrovia que ligará Ouro Verde, em Goiás, passando pelo Sudoeste Goiano, Pontal do Triângulo Mineiro, até Estrela d’Oeste, no Noroeste de São Paulo, deverá ser iniciada no próximo mês de agosto.
O parlamentar afirmou que o trecho, de 664 quilômetros de extensão, está orçado em R$ 2,2 bilhões e tem recursos garantidos do Tesouro da União. “A Ferrovia Norte-Sul é mais uma prova que o Governo Lula tem cumprindo com suas propostas. O atraso dos recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para o inicio das obras foi decorrente de problemas burocráticos, mas não conseguiu impedir que o Governo cumprisse com sua palavra”, argumentou o deputado.
Segundo o presidente da Valec Engenharia Construção e Ferrovias S.A., José Francisco das Neves, os estudos básicos estão sendo elaborados e devem ser concluídos no fim de março ou início de abril. Em seguida, serão realizadas as licitações para a construção do trecho. “Não tem crise para a Ferrovia Norte-Sul e nem problemas financeiros. As obras estão em andamento e já estamos prevendo a continuação da ferrovia”, afirmou. Segundo ele, o ramal Sudoeste se interligará à Ferronorte, o que garantirá o acesso ao Porto de Santos (SP).
Em Goiás, o ramal Sudoeste se estenderá de Ouro Verde até São Simão, numa extensão de 494 quilômetros. A estimativa é de que as obras desse novo trecho contribuam para gerar cerca de 10 mil empregos diretos no Estado.Pátios de transbordo também serão instalados ao longo do ramal Sudoeste. A quantidade de pátios, provavelmente quatro, e os municípios que os sediarão ainda serão definidos pela Valec, em conjunto com o governo de Goiás, informou Juquinha das Neves.
O novo traçado do ramal Suodeste tem um desvio de rota para oeste no trecho entre Santa Helena de Goiás e Quirinópolis. A alteração, explicou o presidente da Valec, foi motivada pela presença de pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) na região. Manter o trajeto anterior, mais reto, aumentaria o custo da obra e a tornaria inviável . “Jataí não ficará prejudicada, pois a ferrovia estará próxima desse município”, afirmou.
O trecho goiano da Ferrovia Norte-Sul, de Anápolis à divisa com o Tocantins, numa extensão de 516 quilômetros,reafirmou Juquinha das Neves, deverá ser inaugurado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo governador Alcides Rodrigues em julho de 2010. Atualmente, a ferrovia, que começa em Açailândia (MA), está em Colinas (TO). Hoje, cerca de 17,5 mil pessoas trabalham diretamente nas obras da via férrea em Goiás. Haverá pátios de transbordo em Porangatu, Uruaçu, Ceres e Anápolis.
A audiência está prevista para ser realizada no próximo mês de fevereiro e deve contar com representantes dos municípios de Ouro Verde de Goiás, Nova Veneza, Inhumas, Santa Barbara, Palmeiras, Jandaia, Acreúna, Rio Verde, Anápolis, Nerópolis, Goianira, Trindade, Campestre, Edéia, Tuverlândia, Santa Helena e Quirinópolis.
Fonte: Com informações do Jornal O Popular