Notícias dos Gabinetes
Comissão da Criança e do Adolescente visitou hoje o Cevam
A Comissão da Criança e do Adolescente da Assembléia Legislativa visitou o Centro de Valorização da Mulher (Cevam) na manhã desta quinta-feira. A presidente da comissão, Mara Naves (PMDB), o vice-presidente Júlio da Retífica (PSDB) e os membros Cilene Guimarães (PR) e Álvaro Guimarães (PR) se encontraram com a menina Lucélia, vítima de tortura e maus-tratos pela empresária Silvia Calabresi. A presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Goiânia, vereadora Cidinha Siqueira (PT), e o gerente do departamento de Direitos Humanos da Superintendência de Justiça (Sejus), Oton glória Filemon, também participaram da visita.
A deputada Mara Naves apresentou às diretoras do Cevam, Maria Cecília Machado e Maria das Dores Dolly Soares, o projeto de lei que institui aulas sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente na Rede Estadual de Educação. As diretoras apoiaram a idéia e enfatizaram a importância do projeto. “A maioria das pessoas não sabem os direitos que crianças e adolescentes tem. Se as próprias crianças tiverem essa noção, poderão cobrar mais e inibir práticas de violência contra elas”, destacou a diretora do Cevam, Maria Cecília.
Os parlamentares visitaram as instalações do Cevam e apontaram algumas sugestões de possíveis encaminhamentos. O deputado Júlio da Retífica se disponibilizou a consertar os motores dos carros do centro e um brinquedo danificado do parque de diversões. A deputada Cilene Guimarães planeja se reunir com todos os deputados para custear as despesas de reforma da piscina do prédio. “Tem criança aqui que nunca se divertiu em uma piscina”, conta Maria Cecília.
Na ocasião, os deputados conheceram o trabalho voluntário da artesã Edina Negri, que ensina os adolescentes a montar móbiles e outros enfeites. A intenção é ensiná-los uma profissão. Foi levantada a idéia de trazer os trabalhos para serem expostos no hall da Assembléia.
A diretora do Cevam se comprometeu a enviar para a comissão, o relatório com as principais dificuldades do centro para possíveis encaminhamentos. Os deputados se prontificaram a ajudar no que puderem, visto que o local abriga atualmente mais de 40 crianças vítimas de maus tratos.