Notícias dos Gabinetes
Síndrome de Down na pauta dos Direitos Humanos da Assembleia
A reunião faz parte das comemorações do 51º aniversário da descoberta da síndrome de Down, celebrado no último domingo, 21, e é uma promoção da Comissão de Direitos Humanos em parceria com a Associação Down de Goiás (Asdown).
Além do deputado, compõem a mesa de debate: Maria José Barcelos, superintendente de Direitos Humanos e Inclusão Social da Secretaria de Cidadania e Trabalho; Ana Maria Fernandes, presidente da Associação Down-GO; Everaldo Sebastião de Sousa, coordenador do CAO da Infância, Juventude e Educação do Ministério Público; e Sandra Regina, representante da Alfa Down PUC-GO.
Síndrome
Distúrbio genético ocasionado pela presença total ou parcial de um cromossomo, a síndrome de Down se caracteriza por ocasionar dificuldades de habilidade cognitiva e um desenvolvimento físico e aparência facial específicos em seus portadores.
A síndrome pode ser identificada logo após o nascimento, e seus portadores apresentam dificuldades cognitivas que variam do retardamento mental leve a moderado (poucos portadores possuem retardo mental profundo). Também apresentam olhos amendoados, pescoços curtos e defeitos cardíacos congênitos, dentre outros.
A doença foi descrita pela primeira vez em 1862, pelo médico britânico John Landon Down, e sua causa genética foi descoberta em 21 de março de 1958, pelo médico francês Jérôme Lejeune.