Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Secretária Nacional de Segurança Pública respalda policiamento comunitário em Goiânia

29 de Julho de 2011 às 11:22
Defensor de um novo modelo de segurança pública comunitário, preventivo e integrado, com participação mais efetiva da guarda municipal e respeito aos direitos humanos, o deputado Mauro Rubem acompanhou a visita da secretária nacional de segurança pública, Regina Miki, nesta quinta-feira (28), à Goiás. A secretária, que visitou o Estado para conferir os investimentos que têm sido feitos na área de segurança pública, esteve em Goiânia em outra ocasião, a convite do parlamentar, para apresentar ao prefeito Paulo Garcia a experiência positiva que Diadema (SP) teve com a implantação da Secretaria Municipal de Defesa Social – proposta atendida e consolidada pelo petista em sua atual gestão. 

Segundo Regina Miki, a segurança e tão complexa quanto à violência. “Precisamos adotar diferentes métodos para promover esta prática. A polícia comunitária é apenas uma parcela deste processo. A sociedade quer paz e tranqüilidade e com este projeto integrado, onde cada um faz o seu papel, acreditamos que conseguiremos, cada vez mais, reduzir os índices de homicídio no Brasil”, reforça. Ainda de acordo com a secretária, os resultados já podem ser percebidos com a queda no índice de homicídio no entorno em 46%. 

A assessoria do Mandato Popular do deputado Mauro Rubem acompanhou Regina Miki no encontro com o prefeito de Anápolis, Antônio Roberto Gomide e integrantes do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), no início da tarde. Em seguida, o parlamentar esteve pessoalmente com a secretária na região noroeste de Goiânia onde foi apresentado o Programa Goiânia + Segura, lançado no último dia 18 pela Prefeitura Municipal. Na ocasião, o secretário municipal de Defesa Social, Allen Viana, reiterou que o programa visa levar a guarda municipal para dentro da cidade, nas regiões mais expressivas, e afirmou que a sociedade tem tido boa receptividade com a iniciativa.  

Para Mauro Rubem, a visita de Miki é positiva no sentido de monitorar, avaliar e rever (se necessário) o método adotado pelo município para o combate da violência. “Regina Miki é pioneira deste projeto, por isso, nada mais justo do que ela mesmo conferir sua execução. Mesmo sendo um projeto piloto, temos a certeza de que o Programa Goiânia + Segura será repetido em outras regiões, com o planejamento necessário. Nosso papel agora é estimular este papel indutor do policiamento comunitário e integrado, sem disputas policiais, para que novas ações sejam desenvolvidas e os resultados alcançados”, afirma.
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.