Notícias dos Gabinetes
Começou a Mostra de Cinema e Direitos Humanos na América do Sul
Nesta quinta feira, 30 de outubro aconteceu a abertura da 3ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos na América do Sul. Na cerimônia, esteve presente o ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Paulo de Tarso Vannuchi.
Em seu discurso, Paulo Vannuchi lembrou das amizades que possui em Goiânia e não poupou elogios ao jornalista Pinheiro Salles, que o presenteou com um exemplar do livro: A Ditadura Militar em Goiás – Depoimentos para a história.
Paulo fez um rápido balanço dos avanços do Brasil em Direitos Humanos, e garantiu que a Mostra tem realizações previstas até o ano de 2010.
Com apoio da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa da Assembléia, presidida pelo deputado Mauro Rubem, Goiânia é uma das 12 cidades do calendário de exibição da Mostra.
No uso da palavra, Mauro Rubem agradeceu as várias entidades representativas em Direitos Humanos, presentes ao Cine Ouro e pediu ao ministro Paulo Vanucci que para o próximo ano, viabilize uma cópia dos filmes da Mostra, em favor exibi-los em outros municípios goianos.
Na sessão de abertura foi exibida a produção argentina “A alma em dois”. A mostra internacional é organizada pela Secretaria Especial de Direitos Humanos do Governo Federal, patrocinado pela Petrobrás e, em Goiás, conta com a colaboração da Assembléia Legislativa.
Durante uma semana, obras cinematográficas do Brasil, Argentina, Chile, Peru, Paraguai, Equador, Bolívia, Colômbia, México, Uruguai, Venezuela vão compor a mostra, discutindo sempre a temática dos direitos humanos sob vários olhares sul-americanos.
Por sugestão de Mauro Rubem, em Goiânia acontecerão mesas de debates entre a sociedade, autoridades e entidades ligadas aos Direitos Humanos.
Programação dos Debates
Sempre às 17horas
01/11 (Sábado)
As Classes Sociais e a Luta pelos Direitos Humanos
03/11 (Segunda-Feira)
18 Anos do Estatuto da Criança e do Adolescente
04/11 (Terça-Feira)
O Lugar das Culturas Indígenas na Sociedade Contemporânea
05/11 (Quarta-Feira)
Inclusão de Pessoas com Deficiência
06/11 (Quinta-Feira)
Direitos Humanos e a Luta pela Moradia