Notícias dos Gabinetes
Mauro Rubem promove audiência e avança objetivos da Esap
Participaram das 4 horas de debates o Dr. Luciano Leão, diretor do Hugo, a Dra. Maria Lúcia Carmelosso, Secretária da Saúde, Graciano Silva, do Ministério Público, Odesson Alves, presidente do Conselho Estadual de Saúde, Dra. Ena Galvão, do Ministério da Saúde, Fátima Veloso, presidenta do SindSaúde, Antônio Ricardo de Souza, coordenador da reforma administrativa, Edvaldo Bernardes, do Conselho Nacional de Saúde, a deputada Mara Naves (PMDB) e representantes do HGG, HMI, ESAP e SPAIS.
“Estamos trabalhando com empenho para resolver esse impasse. Um grupo foi formado para adequar a proposta da reforma para que não tenhamos riscos no desenvolvimento de trabalhos que são de competência da secretaria”, disse Maria Lúcia, secretária da Saúde.
“Muito proveitosa esta audiência pública promovida por Mauro Rubem, temos que discutir até sanar nossas dúvidas, ainda mais nessa questão que envolve a qualidade e a valorização da saúde do ser humano”, declarou a deputada Mara Naves (PMDB).
Na platéia, o servidor público Valminandes Martins, declarou que a audiência pública mostrou para muitos, o verdadeiro papel da Esap. Ele entendeu que a Escola foi instituída graças a reforma sanitária dos últimos 30 anos do Brasil. “A Esap é uma rede de formação de gestores de saúde do País. Não é recomendável que o Estado altere suas rotinas de trabalho”, disse Valminandes.
O coordenador da reforma administrativa Antônio Ricardo, disse que o trabalho lhe serviu para novas informações sobre a Escola Pública. Ele prometeu reunir com sua equipe e ainda hoje elaborar um pronunciamento.
Para Mauro Rubem, Foi extremamente importante a presença de todos os convidados. “Foi um amplo esclarecimento para o Antônio Ricardo, coordenador do texto do Governo. Discutimos ainda que a reforma privilegia assessores da vice-governadoria e sangra uma necessidade de Saúde do Estado, existente há 3 décadas, que é a Esap”, avalia Mauro.