Notícias dos Gabinetes
Mauro Rubem prioriza Semana da Diversidade
A I Semana Pela Igualdade na Diversidade discutirá assuntos nos eixos alvos de políticas públicas: juventude, igualdade racial, mulher e gênero, LGBTT e o Projeto Mulheres da Paz. Cada segmento realizará o seu evento em locais específicos.
A agenda da programação teve início no dia 7/12 pelo Conselho Estadual da Juventude, Conjuv, com Audiência Pública na Assembleia Legislativa, “Violência e Extermínio de Jovens e a relação com o Crack”, veja matéria no eixo Direitos Humanos – maurorubem.com.br, que debateu formas do Governo ajudar nesta ação, uma campanha do Governo Federal.
No dia 8/12, aconteceu o I Seminário da Diversidade Sexual e Preconceito realizado, no Centro de Referência, cumprindo seu objetivo de propor formação na área de direitos sexuais e direitos humanos relacionados à população LGBTT. Na programação, constou ainda o II Seminário: Uma Conversa sobre Diversidade Sexual e Cidadania, com ações de capacitação visando contribuir na conscientização da sociedade para o respeito à diversidade sexual.
Com Mauro Rubem na atividade, neste dia 9, a Superintendência da Mulher e Conselho Estadual da Mulher iniciam o Seminário Políticas Públicas para Mulheres, com a divulgação de pesquisas realizadas pela Fapeg sobre mulheres em Goiás, políticas públicas para as mulheres, relações de gênero, pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra Mulheres em Goiás, direito das mulheres e lei Maria da Penha, normas técnicas das Delegacias de Atendimento às Mulheres, Deams. E um painel sobre o fortalecimento dos atendimentos das mulheres nas delegacias de polícia e redes de enfrentamento e atendimento às mulheres vítimas.
No dia 10/12, a superintendência da Igualdade Racial entra com a programação mostrando balanço das políticas públicas de Promoção da Igualdade Racial, quilombola, congada, saúde na população kalunga, fórum intergovernamental para a promoção da igualdade racial, reunião do Conselho para Assuntos Indígenas, CAI, metas para 2011, apresentação de pesquisas da Fapeg, e mostras de arte, memória e identidade indígena no Araguaia.
O Projeto Mulheres da Paz, criado no ano passado, nos sete municípios do Entorno de Brasília, visando a prevenção do risco de marginalidade, mostrará em Luziania, no dia 12/12, os resultados dos trabalhos empreendidos nesse período com a presença da coordenação nacional do projeto. Serão diplomadas 1.000 mulheres que concluíram suas tarefas, e outras 500 receberão a certificação e passarão a atuar. Haverá apresentação do Coral Mulheres da Paz e a Cerimônia da Bandeira da Paz.