Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Gripe A! Mauro Rubem defende valorização de trabalhadores da Saúde

09 de Setembro de 2009 às 19:56
Em audiência pública para debater sobre a gripe suína, petista defende melhores salários para os profissionais da área.
O deputado Mauro Rubem, membro da Comissão de Saúde da Assembleia, um dos participantes de audiência pública sobre a gripe A, realizada nesta tarde no auditório Solon Amaral, disse que o Brasil enfrenta problemas com a falta de recursos para implantar um sistema de saúde pública eficiente. Ele aproveitou o espaço para defender um novo imposto que o Governo Federal quer implantar em substituição à CPMF e que seria destinado a esta área.

O parlamentar acredita que uma das principais providências a serem tomadas para melhorar a qualidade dos serviços públicos de saúde é valorizar os trabalhadores da área, incluindo os médicos,  que segundo ele, trabalham em condições precárias e recebem salários muito baixos. “O Brasil é referência em saúde, por conta destes profissionais, que fazem muito com pouco. Fazem milagres, mas não são anjos”, disse Mauro Rubem.

Participaram da Audiência, promovida pela Comissão de Saúde da Casa, presidida pelo deputado Doutor Valdir Bastos,  a secretária de Saúde do Estado, Irani Ribeiro, os deputados médicos Hélio de Souza e Honor Cruvinel e várias entidades ligadas a área.

Gripe A
Irani Ribeiro diz que Governo liberou R$ 13 milhões para equipamentos e insumos para controle da gripe. Secretária de Estado da Saúde, Irani Ribeiro disse ao chegar à Assembleia Legislativa para audiência pública sobre a gripe suína, que o Governo do Estado liberou o montante de R$ 13 milhões para compra de respiradores e outros insumos de controle da doença. Promovida pela a audiência pública está sendo realizada no auditório Solon Amaral.

De acordo com a secretária, até a próxima sexta-feira, 11, cerca de 30 respiradores, adquirido pela metade de preço de mercado, chegarão ao Estado, sendo que algumas unidades serão repassadas para as unidades de saúde do interior. No momento, a frente de combate à doença está contando com mais 15 respiradores locados pela Secretaria.

Em entrevista à Agencia Assembleia de Notícias, a titular da Saúde disse que as 20 mortes confirmadas da doença em Goiás causam preocupação, mas que o índice de mortalidade no Estado está abaixo da média nacional.

Segundo Irani Ribeiro, a Secretaria da Saúde está promovendo a descentralização de ações para conter o avanço da doença em Goiás, realizando parcerias com os municípios e com os hospitais privados no intuito de descongestionar as unidades da rede pública de Goiânia.

"Pedimos à população que faça uma parceria com a Secretaria de Saúde de forma a colaborar para que a doença não se propague pelo Estado. Quem apresentar sintomas de gripe deve procurar as unidades do CAIS e do SUS e evitar sair de casa frequentar locais de grande aglomeração", afirmou.

A previsão, conforme explicou a Secretária, é que a incidência da doença em Goiás comece a cair dentro de três semanas.

Sobre a vacina contra o vírus da gripe A (H1N1), que está sendo fabricada na França, Irani Ribeiro informou que os primeiros lotes da vacina deverão chegar ao Brasil até o final de novembro.

A Secretaria de Saúde está disponibilizando o medicamento contra a Influenza A (H1N1) em mais de 30 unidades de saúde em todo o Estado, que estão relacionadas no site: http://www.saude.go.gov.br/index.php?idMateria=63562
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.