Mauro Rubem chama parceiros para ajudar escola Familiar Agrícola

09 de Maio de 2009 às 17:36
Petista usa a sua influência com vários órgãos de governo, movimentos sociais e sindicais, na ajuda a uma escola agrícola familiar de Uirapuru

Com apoio e articulação do Mandato do deputado estadual Mauro Rubem, durante toda a tarde de quinta, 7, estiveram reunidos movimentos sindicais, sociais e vários órgãos de governo, discutindo soluções para tirar da precariedade a Escola Familiar Agrícola - EFA do município de Uirapuru.

Na própria EFA em Uirapuru, a diretora Elza Amada dos Santos, com atenção de representantes do Incra, MDA, do Conselho Nacional de Educação, do Ministério da Agricultura, dos Correios, da Conab, de Minas e Energia - Furnas, de administrações municipais de Uirapuru, Mundo Novo, Nova Crixás, Amaralina, Novo Planalto e Crixás, apresentou um balanço da precária situação da Escola, pontuando que se não fosse o apoio sem precedentes do prefeito Dercino Cabral de Uirapuru, já teria fechado.

A EFA é responsável pela formação de jovens, filhos de agricultores familiares, em técnicas agrícolas, aprendizagem ministrada junto com a grade curricular do ensino médio. O objetivo da Escola é fazer com que os alunos tenham esta formação sem abandonar o lar. Importante que o que é aprendido na EFA, os alunos compartilham com suas famílias. Hoje são 48 educandos e vários jovens estão em cursos superiores nas áreas de Medicina, Veterinária, Zootecnia e Agronomia, impulsionados pelo trabalho da EFA.

Após a exposição da diretora da EFA, formou-se um bloco de propostas de parceria entre os movimentos sociais, sindicais, Poder Público e órgãos presentes.

O superintende regional do Incra, Rogério Arantes agradeceu o convite vindo do Mandato de Mauro Rubem e disse que o Instituto apoiará a Escola em várias questões, evitando que ela feche as suas portas. ‘Fazer com que o homem evolua e evolua a produtividade do campo é uma preocupação do Incra’, disse Rogério.

Para Mauro Rubem, a Escola Familiar Agrícola de Uirapuru é exemplo para o Brasil. ‘Espaço que nos faz ser diferentes dos outros seres da terra, onde o conhecimento se multiplica entre a família e muito importante, é uma atividade segura de fixação do homem no campo. Permitindo que ele não submeta, sem preparo, encarar a competitiva e difícil vida na cidade”, ponderou Mauro.

Depois de encerrados os encaminhamentos para dias melhores na EFA, todos os participantes foram para a cidade de Uirapuru, onde os órgãos de governo responderam questionamentos da comunidade e de famílias de agricultores da região.

Mauro Rubem declarou que atendendo a um pedido do prefeito Dercino, articulará um mutirão da cidadania, com a presença de serviços de cartório.