Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Mauro Rubem participa de audiência pública sobre Síndrome de Down

26 de Março de 2009 às 17:49
Mauro Rubem avalia as conquistas dos portadores da Síndrome de Down
Mauro Rubem participa de audiência pública sobre Síndrome de Down

Na manhã desta quinta feira a Comissão de Direitos Humanos, por meio de seu presidente, deputado Mauro Rubem (PT), realizou audiência pública sobre a Síndrome de Down.O evento lembra os 50 anos da descoberta da Síndrome, caracterizada pela trissomia do cromossomo 21.
Para esclarecer questões sobre a síndrome de down a mesa foi bastante extensa com pessoas de diversas entidades. A presidente da Associação Down de Goiás (ASDOWN), Ana Maria Ferreira; a coordenadora do programa Alfadown da Universidade Católica de Goiás (UCG), Sandra Regina de Matos; a representante da Associação Pestalozzi, Maria do Carmo Moreira; o Superintendente do Ensino Especial da Secretaria Estadual de Educação, Sebastião Donizete de Carvalho; o vice-presidente da Associação dos Deficientes Físicos do Estado de Goiás, Lindomar dos Santos que é cadeirante, o representante da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais, Marcos Henrique; o representante da Universidade Católica de Goiás; professor Alberto Oliveira e ainda o coordenador geral da Organização das Voluntárias do Estado de Goiás representando o governador do estado; Luiz Otávio.
Sebastião Donizete ressaltou a importância da educação que é direito de todos de acordo com a Constituição Federal. E a educação nacional tem como base trazer a cidadania para essas crianças, o procedimento de estudos e ainda formar para o mercado de trabalho. Segundo o superintendente existem 300 mil portadores de síndrome de down no Brasil sendo que 13% estão em escolas regulares e especiais. Em Goiás são 600 portadores da síndrome e apenas 53 estão na rede regular de ensino
A presidente da Asdown, Ana Maria falou sobre a associação, e ainda deixou bem claro que síndrome de down não é doença, é uma ocorrência cromossômica comum, ou seja, um cromossomo a mais no 21, e que pode ser descoberto através de um exame genético chamado cariótipo. Ela ainda destacou que mesmo com algumas conquistas os portadores ainda enfrentam preconceitos, principalmente ao acesso às escolas regulares.
Mauro Rubem destacou a importância da inclusão social, e o direito que vem sendo conquistado pelos portadores. Segundo o parlamentar, “é muito positivo, a rede estadual tratar os portadores da Síndrome de Down de forma igual aos outros estudantes, mas é preciso medidas de adaptação das unidades para acolher bem todos”.
Foram exibidos um vídeo sobre a história da Asdown e o cotidiano dos associados, também sobre o programa Alfadown da UCG, além da apresentação de dança do ventre da portadora da Síndrome Thaynara Ter Correia de 25 anos.
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.