Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Betinha é relatora do projeto que vai mudar a organização do Judiciário goiano

25 de Março de 2009 às 11:15
Até a conclusão do relatório, a deputada Betinha Tejota pretende promover debates com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e segmentos ligados ao Poder Judiciário do Estado, para discutir com o máximo de pessoas o projeto antes de ser votado na Assembleia.
O projeto do redimensionamento do Poder Judiciário em Goiás, que vai ser relatado na Assembleia pela deputada estadual Betinha Tejota (PSB), já está na Procuradoria da Casa para análise.  A proposta, enviada à Assembleia pela presidência do Tribunal de Justiça, prevê a alteração organizacional de entrâncias em várias comarcas do Estado. Isso significa que, em pelo menos 16 comarcas, a entrância ou classificação judiciária muda de inicial para intermediária. No projeto a distribuição passa a ser a seguinte: o número de varas sobe de uma para duas em Ipameri, Iporá, Jaraguá, Minaçu e Niquelândia; de duas para três varas em Catalão, Goianésia, Quirinópolis e Trindade; de duas para quatro varas em Caldas Novas; de três para quatro em Mineiros; de três para cinco em Jataí; de três para seis em Itumbiara; de quatro para oito varas em Rio Verde; de sete para catorze em Aparecida de Goiânia, e de doze para quinze varas em Anápolis.
Entre os motivos defendidos pelo Tribunal de Justiça (TJ) está o acúmulo de processos nessas comarcas e o aumento populacional. Com a mudança, o Judiciário terá de criar cargos de juiz (previsão de 24) e de funcionários (217 a maioria assistente administrativo e escrevente). A previsão é de aumentar o número total de varas e juizados com a mudança de 68 para 92.
 Betinha Tejota afirma que vai abrir debates com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e segmentos ligados ao Poder Judiciário do Estado, inclusive em cidades do interior onde há previsão de mudança das entrâncias, para discutir com o máximo de pessoas o projeto antes de ser votado na Assembleia.
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.