Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Mauro Rubem fala de resgate cultural na 1ª Conferencia Estadual

23 de Novembro de 2009 às 15:16
Deputado participou da solenidade de abertura da atividade
O deputado Mauro Rubem participou da solenidade de abertura da 1ª Conferência Estadual de Cultura, realizada no Palácio das Esmeraldas na manhã desta segunda-feira, 23. Para o deputado, o evento é de grande importância para o Estado de Goiás, pois permitirá o resgate e a valorização da identidade cultural do povo goiano.

“O processo de colonização brasileira dizimou as culturas e línguas dos povos nativos e impôs a cultura dos colonizadores. A Conferência permitirá que a sociedade discuta mecanismo para resgatar e reforçar a nossa cultura e o nosso passado”, afirmou o deputado.

Estiveram presentes na solenidade a presidente da Organização das Voluntárias de Goiás, Raquel Rodrigues; a presidente da Agência Goiana de Cultura Pedro Ludovico Teixeira, Linda Monteiro; a secretária de Articulação Institucional do Ministério da Cultura, Silvana Meireles; e a presidente do Conselho Estadual de Cultura, Annunzziata Spencieri.

Linda Monteiro presidente da Agepel diz que o objetivo da Conferência é discutir a organização das Políticas Públicas para o setor, estabelecendo uma estrutura político-administrativa estável e que não dependa de mandatos eletivos. Os resultados da conferência estadual serão levados à 2ª Conferência Nacional de Cultura, marcada para o período de 11 a 14 e março de 2010, em Brasília.

Linda Monteiro lembrou de outro ponto a ser abordado no evento é a criação dos Conselhos Municipais de Cultura e  os municípios que não criarem o seu conselho ficarão de fora do SNC e não receberão verbas federais para o setor. “Até o momento, apenas 64 municípios já têm o Conselho”, afirmou.

A secretária de Articulação do Ministério da Cultura, Silvana Meireles, frisou a necessidade de ampliar o conceito de Cultura para abranger as formas eruditas e também as populares de expressão cultural. “Também não podemos esquecer a dimensão cidadã e econômica da área”, enfatizou.
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.