Notícias dos Gabinetes
Mauro Rubem comenta entrevista do comandante da PM em O Popular
Texto publicado em (www.maurorubem.com.br) e abaixo, comentário de Mauro Rubem na íntegra.
Parabenizo a iniciativa de O Popular em criar este novo canal de comunicação com seus leitores , permitindo a ampliação da discussão de temas relevantes para a sociedade.
Apresento abaixo, como solicitado, um breve comentário sobre a participação do Coronel Antônio Carlos Elias, comandante da Polícia Militar do Estado de Goiás no FACE a FACE, publicada hoje.
1. Impunidade - As perguntas confirmam a experiência da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa: quase metade delas questionou a apuração e punição de atitutes violentas e mesmo criminosas por parte da polícia em relação à população e mesmo a agentes de outras instituições, como a Guarda Municipal de Goiânia. Não foram apresentadas informações que comprovem haver punições administrativas sendo aplicadas em todos os níveis. Pelo contrário, o que se nota é a promoção de oficiais que são processados na justiça. Tampouco se tem notícia de comandantes sendo responsabilizados pelos atos de seus subordinados, como ocorreu recentemente em São Paulo.
2. Grupos de extermínio - A situação é tão grave que a imprensa revelou recentemente que o Ministério Público recorreu à Polícia Federal para poder avançar nas investigações que vem fazendo.
3. Modelo de policiamento - Fica evidente a falência do atual modelo de Segurança Pública. A população cobra um policiamento comunitário, próximo a ela. Apesar de Goiás ter tido o maior aumento em verbas destinadas pelo Governo Federal, não consegue dar um atendimento de qualidade à população.