Notícias dos Gabinetes
Mauro Rubem participa da 1ª audiência pública do CONASP
Durante o encontro o debate dos temas: constituição, missão, atribuições, regimento e normas de funcionamento do Conselho. O processo eleitoral para escolha de integrantes e entidades também serão definidos durante as audiências.
Os participantes destacaram a questão das relações institucionais com outros Conselhos e órgãos, e os mecanismos de monitoramento dos princípios e diretrizes
da 1ª CONSEG.
Mauro Rubem ressaltou que esta audiência é o resultado da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública, lembrou que para implementar asresoluções, a segurança publica tem que estar no centro da pauta política e precisa de apoio da população.”A Segurança Pública precisa muito do apoio de todas e todos, sendo fundamental para democracia e república”, disse o petista.
Segundo a representante da Secretaria de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Regina Miki, falou no momento vivido por todos que trabalhando pele Segurança Pública. “Estamos num momento crucial para democratizar a formulação das políticas de segurança pública no país.
O ano de 2010 será o ano da reestruturação e consolidação do Conselho Nacional de Segurança Pública, um dos resultados dos debates ocorridos no processo da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública” frisou Regina.
A definição do espaço político a ser ocupado pelo CONASP está nas mãos de todos os gestores, trabalhadores e sociedade civil. “É hora de escolhermos os rumos públicos do conselho” Afirmou Regina.
Audiência Pública da Região Centro-Oeste, a exemplo da 1ª CONSEG que chegou a mais de 500 mil pessoas, com esse processo de consulta aberto, democrático e plural, numa grande mobilização popular,debatendo as ações de reestruturação do CONASP.
Para Simone de Jesus presidenta da Associação dos Papiloscopistas, a audiência busca o resgate dos temas debatidos na conferência nacional realizada no ano de 2009. “Mais do que um processo que resgate os compromissos assumidos durante a 1ª CONSEG, devemos garantir a mobilização dos diversos segmentos da sociedade para elegermos, os conselheiros do CONASP, definitivo, com a maior participação e
representação possível” relatou Simone.