Coordenador da Via Campesina defende mudanças no modo de se plantar

04 de Junho de 2009 às 19:23
Valdir explicou que existem duas coisas fundamentais na questão das políticas para a área.

Coordenador nacional da Via Campesina, Valdir Misnerovisk participou do terceiro dia de atividades do I Seminário de Agricultura Familiar, Camponesa e Reforma Agrária, que aconteceu nesta quinta-feira, 4, no Auditório Costa Lima da Assembleia. O tema do debate desta manhã é Política de Agricultura Familiar e seus aspectos sociais e econômicos.

Valdir explicou que existem duas coisas fundamentais na questão das políticas para a área: a primeira é a terra nas mãos de poucos, e a segunda é quem, para quem e como serão produzidos os alimentos. Neste sentido, o corrdenador da Via Campesina defendeu uma agroecologia, que trabalha com a utilização cada vez menor de agrotóxicos. “Porque não se cria uma Embrapa agroecológica no lugar de uma Embrapa transgênica?”, argumentou.

O coordenador acredita na mudança das maneiras de se plantar como base para o surgimento de uma agricultura sustentável.  Segundo Valdir, aproximadamente 25% dos solos agricultáveis do planeta foram destruídos com o atual modo de produção. “Se queremos mais do mesmo, é reivindicar aumento nas verbas do Pronaf, mas se queremos desenvolver algo sustentável, temos que repensar o atual modelo de agricultura” defendeu.

Dentro deste contexto por ele defendido, Valdir destaca que o maior erro do Governo foi liberar os transgênicos. “Isso para agricultura camponesa é o fim, e as consequências são irreparáveis”, ressaltou, defendendo diante desse quadro que é preciso agir. “Só vale a pena continuarmos lutando pela reforma agrária e pela agricultura camponesa, se for uma luta numa perspectiva de uma mudança”, finalizou.