Notícias dos Gabinetes
Mauro Rubem debate ensino a distância
Na noite desta quinta feira, 2, o deputado estadual Mauro Rubem promoveu na Assembléia Legislativa audiência pública para discutir o ensino a distância.
Compuseram a mesa o secretário adjunto da Secretaria de Ensino a Distância do MEC, Hélio Chaves; a conselheira do Conselho Regional de Serviço Socail-CRESS, Marilene Coelho, diretora do Centro de Aprendizagem em Rede da UFG, Cleide Aparecida; professora da UEG, Mirza Seabro e a diretora do Departamento do Serviço Social da UCG.
A diretora Cleide Aparecida apresentou e explico os cursos de extensão da UFG e também sobre o Centro Integrado de Aprendizagem em Rede-CIAR. Cleide afirma que “o ensino a distância é algo novo, e o novo muitas vezes tem resistência que incomoda, porém são desafios enfrentados”.
Para Carmem Regina, “o ensino a distância implica mudança na concepção de Universidade, e ainda assegura a qualidade de ensino, pesquisa e formação”.
Durante a audiência as opiniões estiveram bem distintas, alguns apóiam e outros não acham a forma mais correta.
Mirza Seabro esclareceu o que é a educação à distância, e indagou a quantidade de municípios no estado de Goiás sem Universidades, defendendo a maturidade dos alunos de ensino a distância. “Eles geralmente são mais maduros, mais dedicados e motivados a aprender”, ressaltou.
O secretário adjunto da Secretaria de Ensino a Distância do MEC, Hélio Chaves comunicou que estas regras que foram postas no ensino à distância foram debatidas para serem regularizadas. Segundo Hélio, “o que todos buscam é garantir que a oferta seja com qualidade”.
Após o debate Mauro Rubem afirmou que é preciso novos conselhos para dar continuidade a discussão. “O assunto é bem amplo, portanto precisamos de mais audiências públicas com novos conselhos”, afirmou o petista.