Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Luta de Mauro Rubem em favor de agentes de Saúde é promulgada no Congresso

04 de Fevereiro de 2010 às 19:13
Deputado disse estar há muito tempo na luta em favor desta conquista
O deputado estadual Mauro Rubem e o Sindsaúde comemoram a promulgação no Congresso Nacional, nesta quinta-feira, de duas importantes emendas à Constituição: a que determina a alimentação como um direito social constitucional e a PEC que regulamenta o piso salarial e o plano de carreira do Agente Comunitário de Saúde (ACS) e do Agente de Combate às Endemias (ACE).

A Emenda 64 partiu da PEC 21/01, de iniciativa do Senado, torna a alimentação um direito social previsto pela Constituição, ao lado da educação, saúde, trabalho, moradia, lazer, segurança, previdência social, proteção à maternidade e à infância e assistência aos desamparados.

Já a Emenda 63 se originou da PEC 54/09 que atribuía à União competência para, por meio de lei federal, estabelecer o regime jurídico, o piso salarial profissional nacional, as diretrizes para os planos de carreira e a regulamentação das atividades de agentes comunitário de saúde e agente de combate às endemias.

Mauro Rubem destacou o trabalho dos milhares de agentes comunitários de saúde e de endemias em todo o estado. O próximo passo, agora, será o presidente Lula encaminhar à Câmara o projeto de lei que tratará da regulamentação do piso salarial. “Lutamos por esta conquista há muito tempo. A saúde da nossa sociedade depende muito do trabalho destes agentes. Ficamos felizes com os encaminhamentos do Governo Federal”, disse Mauro Rubem.
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.